quarta-feira, 7 de maio de 2008

Notícias: Operação Fátima - 2008 - Cruz Vermelha Portuguesa


Fátima: CVP aconselha peregrinos a não caminharem de noite

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) alerta os peregrinos para que não façam caminhadas a Fátima durante a noite, disse fonte da instituição na sequência do atropelamento de nove peregrinos que ocorreu esta manhã.

«Caminhar em fila indiana na berma e não em grupo, usar coletes reflectores e não caminhar durante a noite« são as principais medidas de segurança para as longas caminhadas entre outros conselhos que a instituição dá aos peregrinos.

Os vários postos de assistência da Cruz Vermelha Portuguesa, grande parte deles situados a norte do país, disponibilizam não só «tratamento aos pés, massagens, sítios para dormirem, descansarem ou tratarem da sua higiene pessoal«, bem como «a distribuição de alimentos«, acrescentando que «o apoio psicológico é também muito importante«.

Segundo a mesma fonte, «há ambulâncias permanentemente no local para assegurarem a segurança das pessoas«, dando principal apoio aos idosos.

«A roupa prática, que não faça transpirar muito, a ingestão de líquidos não gaseificados e as pausas de meia em meia hora por causa da permanente exposição ao sol« são outros conselhos que a instituição alerta.

Mais de 1.800 voluntários, distribuídos por 72 postos de assistência de norte a sul do país, estão a apoiar os cerca de 35 mil peregrinos a pé esperados em Fátima até ao final do próximo domingo.Esta manhã, nove peregrinos de um grupo de Cabeceira de Bastos foram atropelados na EN1, em Vergada, concelho de Mozelos, Santa Maria da Feira, por um jovem de 20 anos que terá adormecido ao volante no regresso da festa da Queima das Fitas do Porto.

in: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: