quarta-feira, 9 de julho de 2008

Notícias: Projecto da Juventude CVP em Fafe

Marcar a diferença no bairro da Cumieira
A quarta edição do projecto ‘Colorir o Sábado’ deve manter a mesma linha de actuação já no mês de Setembro.


Vera Batista Martins

Foi com um grande sentido de responsabilidade que os meninos e meninas abrangidos pelo projecto ‘Colorir o Sábado’ se despediram da terceira edição da actividade, promovida pela pela Juventude da delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).
Uma comitiva jovem das delegações de Guimarães e Braga e os voluntários da delegação de Portalegre, que devem seguiram o exemplo de Fafe já no mês de Setembro, participaram na festa. Na ocasião, os voluntários abriram as portas do apartamento, cedido pela câmara de Fafe, aos convidados, apresentando-lhes os trabalhos desenvolvidos pelas crianças ao longo de oito meses.

No final, a coordenadora do voluntariado jovem da delegação de Fafe da CVP, Teresa Pereira, faz um ba-lanço “muito positivo” afirmando que “os voluntários sentem-se mais motivados” e as “crianças cada vez mais próximas” dos jovens que vestem a camisola pela solidariedade.
O grupo tem procurado marcar a diferença ao sábado, uma missão que as forças vivas do concelho e Cruz Vermelha elogiaram na sessão de encerramento.
A quarta edição do ‘Colorir o Sábado’, deve manter a mesma linha de actuação sob orientação de Ana Soares e Magali Andrade. O grupo de jovens voluntários associados ao projecto, que anima as tardes de sábado no bairro da Cumieira, poderá cativar novos elementos. Outras crianças, referenciadas pelo serviço da autarquia, poderão também juntar-se à família mais ‘colorida’ do bairro, no mês de Setembro.

Família ‘colorida’ é exemplo para o país

Capitão Fernandes, presidente da direcção de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), vê o progresso dos jovens voluntários “com muita satisfação”, disse ao ‘Correio do Minho’.
Trata-se de um projecto “que cumpre parte dos objectivos da CVP” e que “possibilita experiências diferentes e pedagógicas às crianças mais vulneráveis” do bairro social da Cumeira, localizado na periferia da cidade de Fafe, destacou.

Os jovens promovem “uma actividade lúdica, formativa e integrada, contribuindo para a luta contra as barreiras da integração, abrindo portas perspectivas sociais a estas crianças”, reforçou Capitão Fernandes, afirmando que os voluntários desenvolvem a sua actividade com “total dedicação e competência , nutrindo por estas crianças um carinho muito especial”.
“Se todos nós déssemos um pouco de nós a estas crianças, a sociedade seria um lugar muito melhor”, concluiu.

Para além dos valores morais, os voluntários da CVP incutem nas crianças o respeito pela natureza. A preservação do meio ambiente, nomeadamente atra-vés da reciclagem e da plantação de árvores, são as actividades mais apreciadas.
Pedro Pina, coordenador nacional da Juventude CVP, descreveu este projecto como “uma excelente prática”, sendo os voluntários fafenses “um exemplo para os jovens e para a comunidade”. Daniel Bastos, da divisão da Juventude da câmara de Fafe, apontou como palavras-chave a “escola, a cidadania e os valores” que este projecto congrega.


in.:www.correiodominho.com

Sem comentários: