terça-feira, 9 de setembro de 2008

CVP em acção: CVP em apoio a incêndio na Borgstena


Presidente da Câmara garantiu que a Borgstena, atingida mais uma vez pelo fogo, poderá r
Cerca de duas centenas de bombeiros, de 17 corporações da região, apoiados por sete dezenas de viaturas, combateram ontem de manhã um incêndio que destruiu parcialmente as instalações da Borgstena, fábrica de componentes para automóveis situada na estrada Na-cional 234, entre Nelas e Canas de Senhorim.
As chamas terão eclodido por volta das 9h00, quando havia poucos empregados na fábrica e numa altura em que se procedia à expedição do material produzido. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas admitiu a hipótese de na origem do fogo ter estado um cigarro ou um curto-
-circuito. No entanto, o comandante distrital, César Fonseca, optou por não avançar com qualquer hipótese enquanto não se realizar a devida investigação.
O facto de haver muitos produtos inflamáveis e potencialmente tóxicos no interior das instalações dificultou o trabalho dos bombeiros, obrigados a usar máscaras e botijas de oxigénio. Cerca de três horas depois do primeiro alerta, o incêndio foi dado como controlado, apesar de ainda se terem registado, depois dessa hora, pequenas explosões.
Enquanto os bombeiros combatiam o fogo, os funcionários da Borgstena faziam os possíveis para retirar todo o tipo de matéria-prima e equipamento das instalações, enquanto que outros olhavam consternados para a fábrica em chamas.

Produção continua
em pavilhão vizinho
Junto dos empregados – muitos deles de lágrimas nos olhos e sem vontade de falar com os jornalistas – estava a presidente da Câmara Municipal de Nelas, Isaura Pedro, que há exactamente um ano tinha inaugurado a fábrica, depois de em 2006 outro incêndio ter destruído o edifício.
No meio de tanto azar, acabou por dar uma boa notícia aos presentes, anunciando que a Borgstena irá continuar a laborar num pavilhão vizinho, depois de ter chegado a acordo com os proprietários. Todo o material que tinha sido retirado da fábrica – tecidos, máquinas, mobiliário e equipamento informático – foi transportado para o novo local.
«É muito trágico olhar para isto tudo, quando há um ano, a empresa renasceu das cinzas depois do fogo de 2006. Mas o importante é que a partir da próxima segunda-feira [amanhã] já possa voltar a laborar», sublinhou.
Segundo a autarca, o fogo não terá atingido os escritórios da empresa, permitindo salvar computadores e outro equipamento.
A presidente da Câmara de Nelas elogiou ainda a rápida intervenção das equipas de socorro, auxiliadas pela Cruz Vermelha Portuguesa, a Guarda Nacional Republicana e os serviços da autarquia nelense, que permitiu impedir que o prejuízo fosse muito menor do que aquilo que inicialmente se previa.
No que diz respeito a feridos, o comandante distrital, César Fonseca adiantou que quatro bombeiros tiveram de ser transportados para o Centro de Saúde de Nelas devido à inalação de gases tóxicos, enquanto que dois funcionários da Borgstena também tiveram de receber ajuda médica devido a ataques de pânico.
O responsável adiantou também que vai averiguar porque é que as bocas de incêndio junto à fábrica não tinham água. l


in.: www.diariocoimbra.pt

Sem comentários: