quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Noticias: CVP forma farmacêuticos em SBV.

Iniciativa com a Cruz Vermelha Portuguesa

Farmácias vão prestar primeiros socorros

Os farmacêuticos vão passar a assistir doentes através de cuidados de suporte básico de vida – oxigenar alguém com um ataque de asma ou fazer manobras de reanimação a um diabético com hipoglicemia. A lei permite, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) aproveita. E fez um acordo com a Cruz Vermelha Portuguesa através da sua Escola de Socorrismo para formar os profissionais com o curso de Suporte Básico de Vida.

José Mário Miranda, membro da direcção da OF, explica que as farmácias aderentes vão ter um símbolo a identificar que ali se prestam, gratuitamente, cuidados deste tipo. Esta é uma das iniciativas lançadas na semana em que se assinala o dia do Farmacêutico. Será também criado um banco de medicamentos para doar aos necessitados.

Num encontro com jornalistas, João Mendonça, presidente da secção de Lisboa, admite que a mudança no preço dos genéricos, sem período de transição, vai criar ruptura de stocks, tal como já noticiou o CM. "Durante um mês não haverá genéricos", diz. E refere que há alguns que já começam a faltar nas farmácias. .


in.: www.correiomanha.pt

Sem comentários: