terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Notícias: Instalações alternativas para central de emergência CVP em Viseu

Protecção Civil: Cruz Vermelha de Viseu terá sala de emergência para catástrofes alternativa à de Lisboa

Viseu, 21 Nov (Lusa) - A delegação de Viseu da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deverá ficar dotada até ao final de 2009 com uma sala de emergência para catástrofes alternativa à da sede, em Lisboa, disse à Agência Lusa o seu presidente.

António Bento, que ocupa o cargo de presidente da delegação de Viseu da CVP desde Maio de 2006, explicou que a cidade beirã foi escolhida por ser aquela "que tem menos sismicidade a nível nacional".

"Tendo uma cidade dotada dessa particularidade a nível geológico, vamos instalar uma alternativa a Lisboa da sala de emergência para catástrofes", sublinhou, lembrando que, exactamente pelo mesmo motivo, está também projectada para Viseu uma "cópia" do Centro Nacional de Operações de Socorro (CNOS) alternativa ao de Lisboa.

Segundo António Bento, não existe uma sala de emergência alternativa e, por isso, "se houver um tremor de terra em Lisboa, se ficar arrasada Alcântara, a Cruz Vermelha não terá neste momento qualquer hipótese de comunicações".

A sala de emergência para catástrofes e o "call center" têm já o espaço reservado na cave do novo edifício da delegação de Viseu da CVP, situado na Quinta da Pomba, que entrou em funcionamento em Setembro do ano passado, depois de um conturbado processo que se arrastava desde 1988.

Em Maio de 2006, quando António Bento tomou posse, o projecto do edifício foi reavaliado e "nessa altura surgiu a hipótese de colocar em Viseu a sala de emergência".

"Foi necessário fazer uma alteração ao projecto, exactamente para termos a possibilidade de prestar esse serviço à Cruz Vermelha nacional", recordou.

Apesar de o espaço estar já preparado, o responsável estima que a sala de emergência para catástrofes alternativa à de Lisboa só esteja operacional mais para o final do próximo ano.

"O investimento numa área destas é muito elevado", frisou, aludindo às exigências em termos informáticos e de telecomunicações, com "equipamento muito preciso e especial, que vai custar muito caro".

A sala de emergência ficará entregue aos quatro socorristas profissionais da delegação da CVP, que receberão formação em Lisboa.

"Vamos estar permanentemente ligados, a ver o que se passa no país, mas não operativos. Só estaremos em operação a partir do momento em que surgir uma catástrofe", explicou.

O dirigente salientou o trabalho da CVP nos casos de catástrofe, nomeadamente nas cheias de Loures, em que auxiliou mais de mil pessoas, nomeadamente "com cobertores disponibilizados em poucas horas".

A delegação de Viseu - que foi a primeira implantada em Portugal - pretende também no próximo ano avançar com o apoio domiciliário e com creche, onde cobrará apenas "um preço simbólico" às famílias necessitadas.

Para já, a sua preocupação é apetrechar o novo edifício - um investimento de 600 mil euros -, nomeadamente com móveis e divisórias, promovendo sábado à noite a sua primeira gala para angariar fundos.

"Neste momento, o trabalho que está a ser desenvolvido pela unidade de socorro e com alguns mecenas e os sócios (cerca de mil) dá para equilibrar. Mas não conseguimos juntar dinheiro do nosso trabalho, da prestação de serviços à população mais necessitada, para fazer face a estes projectos", justificou António Bento.

A delegação de Viseu da CVP tem uma Unidade de Socorro e Transporte com quatro viaturas e 57 socorristas, que faz uma média diária de 10 a 12 serviços.

Ajuda também os mais carenciados a vários níveis, nomeadamente com explicações às crianças e tratamentos de saúde, alimentos e roupas, chegando a distribuir por mês 300 pares de calçado.

AMF.

Lusa/fim

Sem comentários: