quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Notícias: Nova sede na Delegação Local de Castelo Branco


Cruz Vermelha muda-se para nova sede

Idalina Costa está, aos poucos, a concretizar os objectivos que traçou para o seu mandato à frente da Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha

A Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha Portuguesa vai mudar-se para novas instalações, ocupando o rés-do-chão do antigo solar da Rua dos Ferreiros, que foi recuperado pela Câmara Municipal de Castelo Branco e onde já está instalado, nos dois pisos superiores, o Sport Benfica e Castelo Branco.

Idalina Costa, presidente da Delegação, não esconde a sua satisfação por ter conseguido este seu objectivo que foi considerado por muitos “demasiado arrojado e impossível de conseguir”. Mas a verdade é que “foi conseguido e a nova sede está aí, faltando-lhe apenas dividir o espaço e dar-lhe um toque final em termos de decoração, para que fique acolhedora, com dignidade e onde as pessoas, quer quem ali trabalha, quer quem ali vai, se sintam bem”.

A nova sede contrasta com as actuais instalações, situadas na parte inferior no edifício da antiga Biblioteca Municipal, também propriedade da Câmara de Castelo Branco, mas que se encontram já muito degradadas. “Desde o primeiro dia que aqui cheguei que notei logo que estas instalações não tinham dignidade, nem aparência física. São pouco convidativas e acolhedoras para quem aqui vem fazer os seus tratamentos ou tratar de outros assuntos, pelo que tracei logo como um dos meus principais objectivos arranjar uma nova sede”, recorda Idalina Costa, explicando que “foi feito um grande esforço neste sentido, sobretudo junto do presidente Joaquim Morão, que cedeu o espaço no edifício onde já funciona o Sport Benfica e Castelo Branco. Não é grande, mas é o suficiente para termos o Posto de Socorros e alguma parte de armazém, com dignidade e conforto, até um dia, quem sabe, podermos ter uma sede própria”.

Idalina Costa adianta que o presidente da direcção do Benfica também já se disponibilizou para ceder algumas das salas que o Clube não tenha ocupadas, para a realização de algumas acções de formação.

Por outro lado, o voluntariado é outra das questões que deixa Idalina Costa satisfeita, porque “os jovens estão a voltar à Cruz Vermelha”, referindo que na última reunião, além dos que por motivos de trabalho não puderam estar presentes, Gonçalo Costa, coordenador local de Emergência, juntou 15 voluntários.

Cruz Vermelha em acção

Em seis meses de mandato, Idalina Costa faz um balanço positivo do trabalho realizado na Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha. O destaque vai para o facto de terem já conseguido adquirir uma ambulância de transporte de doentes, que vai ficar num lugar do estacionamento subterrâneo que fica mesmo em frente à nova sede, na Praça Postiguinho de Valadares, cedido também pela autarquia. Mas não menos destaque terá o facto da instituição já possuir uma tenda que, adquirida a expensas próprias, vai permitir, numa situação de catástrofe, montar um Hospital de Campanha “topo de gama”, pois tem mais de 40 metros quadrados e equipamento adequado, um investimento total na ordem dos 13 mil euros.

Desde Abril, foram feitos no Posto de Socorros da Delegação 3982 tratamentos, 65 domicílios de enfermagem e foram cedidos à população 30 equipamentos (entre cadeiras de rodas, andarilhos e canadianas).

Em termos de actividades de socorrismo, em Maio foi dado apoio aos peregrinos que em Maio se dirigiam a pé até ao Santuário de Fátima e passaram pelas estradas da região, apoio à prova de BTT realizada na Lardosa e às 24 Horas de BTT. No mês seguinte, os socorristas da Cruz Vermelha apoiaram a realização da Prova de Perícia Automóvel em Salgueiro do Campo, estiveram presentes da Feira de Tradições e Actividades Económicas da Sertã e no 13º Rally Cross em Castelo Branco. Em Julho também apoiaram as 12 Horas de BTT em Proença-a-Nova e, em Agosto, no 4º BTT Nocturno da Casa do Benfica de Castelo Branco e garantiram os primeiros socorros na época balnear na Piscina Praia de Castelo Branco. Já em Outubro estiveram a acompanhar o 32º Autocross/Crosscar de Castelo Branco. Realizaram assim neste período 10 actividades, que envolveram 63 socorristas.

Já os voluntários da Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha também se têm mostrado muito activos, tendo sido a sua primeira grande iniciativa a actividade “Coisas e Trapos”, em Maio, que serviu para angariar fundos para a instituição, seguindo-se, em Julho e Agosto, a Campanha “Mega Verão sem Escaldão”, que decorreu nas piscinas de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Fratel, Termas de Monfortinho, Oleiros e Alcains.

Neste momento estão a desenvolver, a nível distrital, duas actividades, uma campanha intitulada “A Brincar e a Jogar Descobre Como Te Alimentar”, a decorrer nas escolas do 1º Ciclo, e a campanha “Copos – Quem Decide És Tu”, destinada aos jovens dos 14 aos 19 anos.

Quanto à formação, foram feitos quatro cursos de Formação de Socorristas, um de Tripulante de Ambulância de Transporte e dois cursos de Suporte Básico de Vida, que envolveram duas formadoras.

A Cruz Vermelha está também a divulgar junto das autarquias locais e população em geral o Serviço da Teleassistência, que permite aos idosos que estão mais isolados terem um meio rápido e directo de comunicar com alguém em caso de uma emergência. Além disso, resolve e encaminha os casos sociais que lhe chegam através da triagem feita pela Linha 144 (que passou da Segurança Social para a Cruz Vermelha em Outubro).

Nesta fase está também em fase final a aquisição dos novos fardamentos, pois vão ser uniformizados em todo o País e agendadas para as escolas do 1º Ciclo acções de divulgação sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros, que serão feitas por um enfermeiro e um socorrista da delegação.

No âmbito da Campanha Causa Maior do último ano, a Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha recebeu 3500 euros, que já ajudaram na aquisição de algum material, e realizou também dias 29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro, um Rastreio Oftalmológico Infantil, direccionado para as crianças dos infantários, até aos três anos, tendo abrangido 250 crianças. Neste meio ano, a Delegação também já ganhou mais 25 associados.


in.: www.omirante.com

Sem comentários: