quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Notícias: CVP Leiria em apoio aos mais necessitados

Cruz Vermelha defende levantamento de estudo sobre pessoas que vivem nas ruas


O aumento do pedido de ajuda à Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) levou a delegação de Leiria a defender a realização de um levantamento de pessoas que vivem nas ruas.
Manuel Rodrigues, coordenador da Unidade de Socorro e Transporte da CVP de Leiria, já perdeu a conta ao número de pedidos de ajuda, mas são as pessoas que dormem na rua que mais o preocupam, porque "não existe nenhum levantamento que possa ir ao seu encontro e ajudá-los".
"As pessoas existem e, em alguns casos, pode ser fácil conseguir revertê-las, apenas porque precisam de compreensão", referiu ao nosso jornal.
O que existe, explicou, não é uma lista oficial, mas um documento com dados sobre pessoas que, "por uma razão ou outra, têm dormido na rua".
Manuel Rodrigues deixa em aberto a possibilidade de o levantamento ser realizado por qualquer entidade de Leiria.
Entretanto, as várias campanhas que a Cruz Vermelha Portuguesa tem promovido ao longo do ano têm permitido dar algum apoio à população, mas Manuel Rodrigues afirma ser insuficiente, porque "os pedidos de ajuda estão a aumentar".
Umas das campanhas que tem permitido melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo dos seniores, é a 'Causa Maior', promovida pela Modelo, e que, este ano, angariou 400 mil euros na campanha do Natal.
Em 2007, o projecto angariou 330 mil euros, apoiando perto de 80 mil seniores, através de cirurgias, equipamentos técnicos, acções de formação, rastreios e equipamentos informáticos e desportivos.
A verba angariada no Natal de 2008 será distribuída, este ano, pelas delegações da CVP, através de equipamentos ou outros artigos. Para Leiria, Manuel Rodrigues dá prioridade às pessoas mais carenciadas, que "têm batido à porta a pedir comida, roupa e bens de primeira necessidade".
Caso a verba assim o permita, o desejo dos voluntários da CVP de Leiria passa pela aquisição de vários equipamentos, como um monitor de sinais vitais, equipamentos de trauma e de primeira abordagem.

in.: www.diarioleiria.pt

Sem comentários: