quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Delegação Local de Neiva - Unidade de Emergência



O Núcleo de Neiva da Cruz Vermelha Portuguesa, actualmente Delegação de Neiva, foi fundado em 14 de Junho de 1994, tendo dado início à Unidade de Socorro, Actualmente Unidade de Emergência, em 15 de Agosto de 1995.

tendo encetado desde essa data um serviço de Utilidade Pública com a missão de servir a população da área envolvente ao Núcleo, prestando entre outros, serviço de transporte de doentes para os mais variados serviços de Saúde (consultas, fisioterapia, etc.), serviços de Urgência e Emergência, cuidados de Enfermagem, Acções de Formação (população, empresas etc.), Acções de Sensibilização/Rastreios, e ainda, apoio a provas desportivas e eventos organizadas pelas Associações existentes na sua Área de actuação.

A Unidade de Emergência (Posto de Reserva de INEM desde o ano 2000) é constituída actualmente por um Corpo de várias equipas de intervenção na Pequena Emergência, ou Grandes Catástrofes, Equipas de Socorro e Transporte, Logística, Apoio à Sobrevivência, Enfermagem, Teleassistência, Apoio Psicossocial, etc. É assim constituída por 100 Voluntários, entre, Socorristas, Enfermeiros, Psicólogos, Apoio Geral, etc. Dispõe, para levar a bom termo a sua missão, 6 viaturas (1 Ambulância de Socorro, 1 Ambulância de Transporte, 4 Viaturas de Transporte.

No âmbito da prestação de socorro, a nossa intervenção tem-se centrado, sobretudo, nas freguesias de Neiva, Castelo de Neiva, Chafé, Alvarães, tendo-se estendido à maioria das freguesias do resto do concelho de Viana do Castelo, nas freguesias do extremo norte do concelho de Barcelos e do concelho de Esposende.

Assim, foi a Delegação de Neiva, nos últimos 14 anos capaz de se instalar no meio, e prestigiar o nome da Cruz Vermelha Portuguesa.



Juramento de compromisso do 7ºCFB

Juramento CVP

No dia 11 de Outubro de 2008, pelas das 14h30, no Centro Paroquial de Neiva, realizou-se o Juramento de Compromisso de Honra do nosso 7º Curso Formação Base.

Foi desta forma, com enorme orgulho, que mais uma vez estivemos em festa e a partilhámos com todos.

Foi o culminar de 5 meses de formação intensa nas mais variadas matérias, dos 20 novos alistados, que orgulhosamente, fizeram o seu juramento de compromisso perante o Estandarte Nacional da Cruz Vermelha e todas as testemunhas, familiares, amigos, convidados e socorristas presentes no local.

Estiveram representados nesta cerimónia, dezassete Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa: Neiva, Aldreu, Amares, Braga, Campo, Macieira Rates, Maia, Marinhas, Ribeirão, Serafão, Terras de Bouro, Viana do Castelo, Vilar (Vila do Conde), Vilela (Paredes), Sobreira (Paredes), Frazão (Paços Ferreira), Prado.

Foi também momento de festa para os que já são Socorristas Voluntários da Unidade de Emergência desta Delegação, uma vez que foram agraciados com a progressão na carreira a:

- Técnico de Socorro de 3.ª Classe (2 Socorristas)

- Socorrista de 1.ª Classe (8 Socorristas)

- Socorrista de 2.ª Classe (15 Socorristas)

- Enfermeiras (4 Socorristas/Enfermeiras)

Por despacho da Comissão Honorifica da Cruz Vermelha Portuguesa, foram igualmente agraciados com:

- Cruz de Exemplar Comportamento, Grau Prata (5 Socorristas)

- Cruz de Exemplar Comportamento, Grau Cobre (10 Socorristas)

As presenças registadas nestas cerimónias tiveram um alto significado e traduzem um estímulo ao Voluntariado, uma vez que, tão alto número de presenças, não é mais do que o reconhecimento do enorme e excelente trabalho que está a ser desenvolvido por esta Delegação e, pela sua Unidade de Emergência, um trabalho ainda curto para o tamanho dos nossos anseios.

Curiosamente, tal não aconteceu com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, pois, por razões que desconhecemos, não esteve representada, nem justificou tal ausência, apesar do convite formulado.

Desta forma queremos deixar uma palavra de carinho para todos aqueles que acreditam em nós e no nosso trabalho.

No futuro vamos tentar corresponder, dentro das nossas limitações, mais materiais que humanas, aos pedidos da população, que são a nossa razão de existir.

Para todos o nosso muito obrigado.

“Fomos nós que escolhemos socorrer as pessoas, não foram as pessoas que escolheram ser socorridas por nós”.

Por isso acreditamos que o futuro é um livro aberto onde pretendemos escrever páginas de sucesso em união com a população, com todos os que nos rodeiam pois, é por e para eles, aqui estamos.

O coordenador Local de Emergência - Hernani Bezerra

O Presidente da Direcção - António Meira Gonçalves


in.:http://montedocastelo.wordpress.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, crescimento sustentado!

Anónimo disse...

Um passo de cada vez, sempre em frente e em sentido ascendente!!!
Força ai camaradas