terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Notícias: Equipa de rua CVP Maia iniciou funções


2009-02-16 18:01:38 - Ainhoa C. Robles

Hoje teve lugar a primeira intervenção da Equipa de Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo da Maia. Esta iniciativa está integrada no Programa Operacional de Respostas Integradas (PORI), protocolo de colaboração assinado pelo IDT (Instituto da Droga e Toxicodependência), a autarquia, a Santa Casa da Misericórdia e a Cruz Vermelha da Maia, entre outras instituições, para lutar pela «Redução de Riscos e Minimização de Danos” das drogas e bebidas alcoólicas. As áreas de actuação da Equipa de Rua são o Bairro do Sobreiro e a Vila do Castêlo.

A equipa pretende, diminuir o número de consumidores de substâncias psicoactivas sem ligação aos serviços de saúde, melhorar o estado de saúde geral dos toxicodependentes, diminuir a incidência de doenças infecciosas, reduzir os comportamentos de risco e minimizar danos associados ao consumo endovenoso e a práticas sexuais de risco.

Por volta das 11 horas e meia, o presidente da Câmara Municipal, Bragança Fernandes, cortou a fita que dava por inaugurada a ambulância que percorrerá as ruas da Maia nos próximos dois anos. O autarca admitiu que «actualmente existem mais drogados e mais alcoólicos no concelho do que antes, mas este assunto é preocupante desde o momento em que há um. Por isso, agora temos uns técnicos que identificam quem são e as equipas de rua vão as suas casas e tentam ajudá-los. É impossível acabar com a droga, mas queremos que ao menos reduza».

Os responsáveis do projecto esperam que mais de cem pessoas beneficiem deste programa, se bem que, segundo o Nogueira dos Santos, estão identificados 312 casos.

O PORI abrange outros dois eixos: a Prevenção e a Reinserção, ambos da principal responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia da Maia. A data final do projecto está prevista para Dezembro de 2010, mas existe a possibilidade de prologá-lo se os resultados são positivos.

in.: www.maiahoje.pt

Sem comentários: