segunda-feira, 9 de março de 2009

Notícias: CVP Algarve, exercício de sismo em Portimão


Portimão: “Sismex 2009” foi “o maior de sempre”



O “Sismex 2009”, realizado em Portimão a 5 de Março envolveu 3220 alunos, 176 professores, 150 funcionários de escolas, 54 membros das forças de segurança e protecção civil e 18 viaturas. A Autarquia local diz que foi o “maior de sempre”.

O exercício, que se realiza regularmente desde 1993, decorreu em quatro escolas do ensino básico e um colégio, bem como no Mercado Municipal de Portimão com o combate a um suposto incêndio. No final os responsáveis pelas entidades participantes fizeram um balanço “bastante positivo do simulacro, uma vez que foram alcançados todos os objectivos propostos”.

O simulacro visou sensibilizar a comunidade escolar para a problemática da segurança nas escolas, tendo sido desenvolvidos procedimentos de planeamento, coordenação e conduta por parte das escolas e também testada a eficácia dos planos de emergência existentes.

O cenário planeado girou em torno de abalo sísmico de intensidade VI a VII na Escala de Mercalli ocorrido na região do barlavento algarvio, que teria provocado alguns danos nos edifícios e originado diversos feridos.

Estiveram empenhados no “Sismex 2009” os Bombeiros Voluntários de Portimão, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Corpo Nacional de Escutas, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Autoridade de Saúde.

Uma VIC – Viatura de Intervenção em Catástrofe, uma ambulância SIV – Suporte Imediato de Vida, uma UNIP – Unidade Móvel de Intervenção Psicológica e uma VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação, foram as viaturas envolvidas.
in.:www.regiao-sul.pt

Sem comentários: