sábado, 16 de maio de 2009

Noticias: 50 anos do Cristo-Rei. Intervenção CVP

Segurança: Protecção Civil coordena megaoperação na capital e Almada

Lisboa está de prevenção

Está montada uma das maiores operações de sempre de prevenção para as celebrações do 50º aniversário do Cristo-Rei. Além das várias equipas médicas que estarão em rotatividade até amanhã, quatro postos médicos avançados, cerca de 20 ambulâncias do INEM, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, duas motos de emergência, sete brigadas médicas apeadas e oito de bicicleta, são apenas alguns dos equipamentos disponíveis no terreno para assegurar o bem-estar de mais de 250 mil fiéis que vão acompanhar as cerimónias religiosas.

“Se não é a maior, é uma das maiores operações de segurança de sempre alguma vez realizadas em Portugal, quer pelos meios colocados no terreno, quer pela afluência de público”, explica Jorge Graça, vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Almada, responsável pelas operações na Margem Sul.

Na capital, Emília Castelo, chefe da Divisão de Planeamento e Operações da Protecção Civil de Lisboa, garante estar tudo a postos caso seja necessário transportar alguém para o hospital mais próximo. “O local onde se realiza este mega-evento é diferente dos habituais, logo exige uma organização especial.

Vamos ter corredores de emergência, com policiamento, inacessíveis à população, para facilitar o transporte de eventuais feridos”, afirma, esclarecendo que “será o posto de comando a dar resposta em situações mais graves, com os hospitais a serem activados conforme a necessidade e as respectivas valências”. O mesmo se verifica em Almada.

PSP ESCOLTA IMAGEM

É especialmente na Imagem de Nossa Senhora de Fátima que se centram hoje todas as atenções. Para tal, e porque são esperadas mais de 250 mil pessoas durante o fim-de-semana, a PSP vai estar particularmente atenta a todas as questões de segurança.

Dezenas de batedores vão escoltar a Imagem da Virgem de Fátima, que chega por volta das 10h00 à Capela da Cruz da Carreira, de onde partirá cerca das 10h45 rumo ao Hospital D. Estefânia. “Foi destacado um efectivo muito grande para acompanhar a Imagem da Nossa Senhora na procissão”, garantiu ao CM fonte da Direcção Nacional.

Recorde-se que, ao todo, mais de 300 agentes dos comandos da PSP de Lisboa e Setúbal integram a megaoperação de segurança, que já começou ontem à noite.

Depois de visitar o Hospital da Estefânia e as igrejas dos Anjos e de São Nicolau, o andor, rodeado de crianças, inicia o percurso a pé até à Praça do Comércio já sem escolta mas protegido por grades até ao altar junto do rio.

Num fim-de-semana em que é esperada uma multidão de fiéis entre as cidades de Lisboa e Almada, a PSP não se esgota em conselhos à população, com especial incidência sobre a actuação de carteiristas. A PSP mobilizou ainda equipas de inactivação de explosivos e atiradores do GOE.


in.:www.correiomanha.pt

Sem comentários: