terça-feira, 23 de junho de 2009

Um minuto de silêncio: Memória das vítimas de conflitos e catástrofes

a pedido de um anónimo:

Factos e Números

. Actualmente existem mais de 2,6 mil milhões de pessoas vulneráveis – 40% da população
mundial que vive com menos de 2 dólares por dia. Adicionalmente, dezenas de milhões encontram-se em risco devido à crise financeira mundial (PNUD, Banco Mundial).

. 18 milhões de pessoas – 50 mil por dia – estão a morrer devido a causas relacionadas com a pobreza (Campanha MDG - Objectivos de Desenvolvimento do Milénio).

. Mais de 250 milhões de pessoas são afectadas anualmente por desastres relacionados com o clima e mais de 98% destes ocorrem nos países em desenvolvimento. No contexto das alterações climáticas, mais de 344 milhões de pessoas encontram-se expostas a ciclones tropicais (PNUD).

. Cerca de 192 milhões de pessoas são migrantes, vivendo fora do seu país natal, cerca de 3% da população mundial. Estima-se que metade sejam mulheres e que 20% se encontram em situação irregular.

. Mil milhões de pessoas estão a viver actualmente em bairros pobres urbanos. A população mundial neste tipo de bairros pode atingir cerca de 1,5 mil milhões de pessoas no ano 2020 (NU-Habitat). Em 2030, cerca de 5 mil milhões de pessoas viverão em cidades – 60% da população mundial.

. Cerca de 963 milhões de pessoas no mundo têm fome. Todos os dias quase 16 mil crianças morrem devido a causas relacionadas com a fome, uma criança a cada 5 segundos (Campanha MDG).

. Mais de mil milhões de pessoas nos países em desenvolvimento têm um acesso inadequado à água; 2,6 mil milhões não possuem saneamento básico (PNUD).

. Nos últimos 10 anos, o número de crianças mortas pela diarreia excedeu o número total de pessoas falecidas em conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial.

. As doenças relacionadas com a falta de higiene custam aos países em desenvolvimento 5 mil milhões de dias de trabalho por ano (Organização Mundial de Saúde).

. Todos os anos, a malária afecta 500 milhões de pessoas e ceifa 1 milhão de vidas – 3 mil crianças por dia.


in.:www.cruzvermelha.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

la estaremos todos em parada!!!