quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CVP em acção: Incêndio nas festas da Senhora da Agonia. Intervenção CVP Neiva e Viana Castelo.


Viana do Castelo: Quatro feridos em incêndio nas festas da Senhora da Agonia


Viana do Castelo, 20 Ago (Lusa) - Um incêndio numa barraca das festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, provocou hoje quatro feridos ligeiros, disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O fogo vitimou uma mulher de 20 anos, que sofreu queimaduras de segundo grau na face, uma mulher de 40 anos, com queimaduras de primeiro grau nos braços, uma mulher de 30 anos, com queimaduras de primeiro grau nas pernas e braços, e um homem de 50 anos, com queimaduras de primeiro grau na região do tórax.
As vítimas foram transportadas para o Hospital de Viana do Castelo.
No local estiveram a viatura médica de Viana do Castelo, três ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa.
Duas ambulâncias da Delegação Local de Neiva e uma da Delegação Local de Viana do Castelo. e uma ambulância dos Bombeiros Municipais.
ACL.
Lusa/Fim.
in.:www.expresso.pt
______________________ //________________
Um menino de dois anos com queimaduras profundas nos membros inferiores, superiores e na face foi o ferido mais grave de uma explosão, seguida de incêndio, ocorrida ontem numa barraca instalada no Campo do Castelo, onde estão montadas as diversões e “comes e bebes” das festas de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo. No total, a explosão provocou ferimentos em seis pessoas, tendo as restantes cinco vítimas entre os 20 e os 50 anos de idade.A criança, transferida do hospital de Viana para o S. João, no Porto, está internada no serviço de cuidados intermédios, com queimaduras em cerca de um terço do corpo. Segundo fonte da unidade de saúde, “o seu estado é considerado grave e de prognóstico reservado, devido aos ferimentos profundos que apresenta”.Com o bebé seguiu a mãe, com queimaduras de primeiro grau nas pernas e braços. Mas segundo a mesma fonte, “o seu estado de saúde não inspira cuidados”.Apesar de não apresentar um quadro clínico grave, apenas por precaução, os médicos do hospital local, decidiram transferir para o S. Marcos, em Braga, um outro ferido para ser observado por Oftalmologia, “por apresentar queimaduras na face, próximo dos olhos”. Em Viana do Castelo ficou internado um adulto “que inalou muito fumo”. Segundo a fonte do gabinete de imprensa do hospital distrital, “os médicos estão a avaliar os efeitos causados nas vias respiratórias”. À hora de fecho desta edição, dois dos feridos com menor gravidade, que apresentavam queimaduras parciais, aguardavam alta hospitalar.A explosão ocorreu por volta das 13 horas e segundo testemunhas no local terá tido origem numa “fuga de uma botija de gás”que “uma mulher verteu para uma sarjeta”.O incêndio que se seguiu teria sido provocado pela acumulação de gás no sistema de águas pluviais. Um fogareiro que se encontrava do outro lado da rua, poucos metros à frente, foi a fonte de calor que provocou a explosão. O pânico gerou-se quando as chamas começam as sair das sarjetas e fazendo saltar as tampas do saneamento básico.O adjunto do comando dos bombeiros municipais de Viana não confirmou esta possibilidade limitando-se a afirmar que o incêndio “foi provocado por uma acumulação de gás no sistema de águas pluviais, que se libertou por uma sarjeta próxima do local onde os proprietários da barraca confeccionavam o almoço”.António Cruz apenas admitiu que esta acumulação de gás não pode ocorrer através de fenómenos naturais, como por vezes acontece nas redes de saneamento.“Tem que haver uma fonte exterior”, sublinhou. No local estiveram 23 bombeiros e nove viaturas, a VMER e quatro ambulâncias, três da Cruz Vermelha Portuguesa e uma da corporação de bombeiros.
in.:www.publico.pt

Sem comentários: