quinta-feira, 13 de agosto de 2009

notícias: CVP Pereira inaugura Loja Social

Cruz Vermelha Portuguesa inaugura loja social

O projecto começou a germinar há alguns anos, mas tornou-se “urgente” nos últimos tempos. Falamos na Loja Social que a Cruz Vermelha Portuguesa de Pereira inaugura hoje. Em causa está a preocupação de dar respostas sociais às crescentes situações de carência que grassam na freguesia, explica José Rasteiro, presidente da direcção da delegação. Aquele responsável sublinha o «flagelo que se faz sentir» e que se tornou «mais dramático aos longos dos últimos seis meses», fruto, explica, da «conjuntura de crise que se faz sentir no país e no mundo». «Cresce a chamada “pobreza envergonhada”», refere José Rasteiro, esclarecendo que as dificuldades e as situações de carências não atingem, hoje em dia, apenas as famílias e a faixa populacional mais necessitadas. Pelo contrário, «as dificuldades estenderam-se à classe média», uma vez que há «cada vez mais gente a perder o emprego e a procurar novo emprego, há cada vez mais gente a precisar de apoio para alimentar a família e há muitas famílias que não têm um brinquedo para dar aos filhos».Uma realidade amarga que a Cruz Vermelha Portuguesa de Pereira constatou na sua freguesia e que entendeu devia assumir como preocupação primeira. Aliás, José Rasteiro dá uma ênfase especial à componente de acção social desenvolvida por aquela instituição. E recorda, a propósito, o facto de, há quatro anos, a delegação ter dado início à distribuição de cabazes de Natal. «Tomámos essa incitativa porque sentimos que havia famílias que precisavam», afirma, fazendo notar que, como o passar dos tempos e o aprofundar da crise, as necessidades aumentaram, atingindo níveis «bastante complicados».A Loja Social pretende ser uma resposta, onde os mais carenciados possam encontrar o que não têm e pedir aquilo que lhes falta. Funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, num espaço que a Cruz Vermelha Portuguesa alugou, mesmo em frente às suas instalações. Uma funcionária tem toda a sua atenção centrada no espaço e no diagnóstico de carências e necessidades das famílias, cujas visitas à loja também monitoriza. De acordo com José Rasteiro, a loja tem disponíveis os mais diversos artigos e equipamentos, desde os bens alimentares – basicamente concentrados em enlatados, uma vez que «não temos condições, nem possibilidade de ter alimentos frescos» - ao vestuário (para bebé, crianças, jovens e adultos), calçado, atoalhados, lençóis, cobertores e colchas, bem como cintos, chapéus, etc.. A Loja Social tem ainda disponíveis trens de cozinha, louça e diversos electrodomésticos, como ferros de engomar, varinhas mágicas, entre outros, bem como uma secção de brinquedos para os mais novos e ainda material de carácter didáctico e pedagógico, sem esquecer algum mobiliário.
Empresas solidárias
José Rasteiro elogia, a propósito, o espírito de solidariedade e a envolvência das empresas da região, a quem a Cruz Vermelha Portuguesa de Pereira tem enviado cartas, solicitando a sua colaboração, através de cedência de equipamento/artigos. «As empresas têm sido fantásticas», sublinha, esclarecendo que os pedidos de apoio estão longe de se limitar à freguesia e ao concelho de Montemor, alargando-se a todo o distrito de Coimbra, bem como a Aveiro e Leiria. José Rasteiro acredita que essa colaboração se deve, não apenas ao espírito filantropo dos empresários, mas também ao facto de estes já conhecerem a Delegação de Pereira da Cruz Vermelha Portuguesa e o trabalho que esta instituição tem vindo a fazer, sendo considerada uma referência a nível nacional.
Mas, para além das empresas, também os particulares podem ser “dadores” desta Loja Social, solidarizando-se, assim, com quem mais precisa. Basta que se dirijam ao espaço e entreguem o que têm para dar, contactem a assistente social da delegação ou liguem para o tel. 239 647 200.«Muito trabalho, muito empenho e muita humildade» são, segundo José Rasteiro, as “receitas” fundamentais da instituição, que conta, sublinha, «com um grupo de colaboradores fantástico». «Quem precisar, venha ter connosco, pois havemos de arranjar maneira de ajudar», remata o presidente da direcção.A cerimónia de inauguração está marcada para hoje, às 18h00, e conta com a presença do presidente da direcção nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Luís Eduardo da Silva Barbosa, uma presença que é um sinal indiscutível do prestígio da Delegação de Pereira. Presentes estão também o governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, o presidente da Câmara de Montemor, Luís Leal, e da Junta de Freguesia de Pereira, António Pedro, entre outras entidades.
Instituição tem novos projectos em mente
Se a Loja Social constitui o mais recente projecto da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Pereira, certo é que direcção não pára e, com esta a funcionar, a partir de hoje, há “próximos passos” já previstos. José Rasteiro confessa que a creche constitui uma ambição, relativamente à qual «queremos avançar em breve». Na “forja” está, também, um outro projecto, que qualifica de «muito ambicioso» e que se prende com a construção de um lar residencial para deficientes.
in.:www.diariocoimbra.pt

Sem comentários: