sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Notícias: Incêndio Florestal no Algarve. Apoio CVP

Bombeiros esperam controlar o fogo no Algarve a partir da meia-noite



O comandante distrital de Operações de Socorro do Algarve, Vaz Pinto, disse hoje esperar controlar o incêndio que lavra na serra de São Brás de Alportel e Tavira a partir da meia-noite, quando o vento diminuir de intensidade

«Nas próximas horas, ainda se espera um aumento do vento, mais cinco a dez quilómetros por hora, mas a partir da meia-noite as coisas devem acalmar», afirmou Vaz Pinto.
As chamas lavram num «perímetro já grande» mas estão circunscritas aos cabeços dos montes onde só é possível chegar com «meios aéreos», explicou o comandante, que espera também um reforço de meios para as próximas horas, vindos dos distritos de Évora e Santarém. «Nós vamos esperar o incêndio quando ele descer» a serra, disse o responsável, que espera controlar o fogo antes do nascer do dia.
Depois de uma progressão inicial muito rápida, os bombeiros conseguiram limitar o fogo a zonas rurais e, ao final da tarde, «não existem casas em risco»
, mas as chamas continuam a lavrar em áreas de difícil acesso, com focos vários, obrigando à dispersão dos meios. No total, estão já cerca de 270 elementos a combater as chamas, entre bombeiros e militares da GNR, apoiados por 77 viaturas, uma máquina de rasto e quatro meios aéreos.

Para prevenir situações de pânico entre a população, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Cruz Vermelha Portuguesa montaram, em conjunto, um dispositivo de prevenção no Centro Polidesportivo de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, com psicólogos e assistentes sociais. Segundo fonte das Relações Públicas do INEM, estão também no local um Posto Médico Avançado (PMA) com quatro ambulâncias.
in.:www.sol.pt

Sem comentários: