sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Notícias: TeleAlarme - Protocolo CVP e Misericórdia do Barreiro

Trata-se do primeiro protocolo assinado entre a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e uma Santa Casa da Misericórdia. Este procura oferecer uma maior capacidade de resposta no que diz respeito à saúde e segurança de todos os idosos que usufruírem deste serviço. Com a presença do Presidente da CVP, Luís Barbosa, e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Júlio Freire, foi então assinado no passado dia 12, um protocolo que compreende um projecto no âmbito da Teleassistência ao idoso 24 horas por dia.




Fundada em 1865, a CVP é reconhecida como sendo uma instituição humanitária de carácter voluntário e sem quaisquer fins lucrativos. Esta fundação conta com mais de 180 delegações em Portugal, faz parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, e integra cerca de 100 milhões de voluntários. A CVP actua assim nas áreas da protecção, socorro e da assistência humanitária e social, em prol daqueles que mais necessitam, contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.



Foi neste sentido que a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro se associou a esta fundação num projecto de Teleassistência que pretende oferecer mais e melhores cuidados de saúde e assistência médica aos idosos que vivam isolados ou que, simplesmente, pretendam encontrar neste serviço uma forma de garantir contacto imediato em caso de emergência. "Esta iniciativa tem uma importância extrema para a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, porque é a primeira instituição a fazer apoio domiciliário integrado no Barreiro", declara Júlio Freire, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.


A Teleassistência CVP trata-se então de um serviço telefónico de apoio ao idoso, concebido para dar resposta imediata em qualquer situação de urgência que possa surgir. Este equipamento destina-se a pessoas que se encontrem em situação de dependência, quer seja por idade, doença prolongada, convalescença ou isolamento, ou até mesmo, a pessoas autónomas que simplesmente desejem sentir-se mais seguras. A linha de Teleassistência encontra-se situada na própria sede da CVP em Lisboa, e conta com profissionais de call center especializados em atendimentos de emergência médica. Este serviço encontra-se disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, e abrange o território nacional, funcionando através de um equipamento fixo ou móvel, consoante as necessidades do utente.


Com o serviço de comunicação fixo, o utilizador dispõe de uma pulseira ou colar composto por um botão de emergência que, ao ser pressionado de qualquer parte da sua residência, estabelece contacto telefónico imediato com os operadores da CVP. O equipamento pode, ainda, integrar vários acessórios e sensores úteis à vida do utente, designadamente sensores de fumo, gás, intrusão, queda, entre outros.


O utente pode também optar por um serviço de comunicação móvel, no qual o equipamento dispõe de um botão de emergência que, igualmente ao ser pressionado, fornece a sua ligação por GPS e estabelece contacto imediato com a CVP. Adicionalmente, este serviço oferece ainda ao utente a possibilidade de enviar mensagens de call me para dois números de telemóvel escolhidos pelo utilizador, bem como receber mensagens no mesmo equipamento.


"Demos mais um passo um frente no sentido de podermos reforçar o nosso apoio à população do Bar­reiro o que muito me apraz", Júlio Freire


Este é, sem dúvida, um projecto direccionado para facilitar a vida do idoso, dando-lhe a possibilidade de usufruir de assistência permanente em qualquer situação, proporcionado assim uma maior sensação de tranquilidade, autonomia e segurança.


A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, que se dedica essencialmente ao cuidado do idoso, revela assim um elevado interesse em estender este serviço a todos os utentes que dele necessitem, "queremos que qualquer pessoa que precise deste apoio, tenha simplesmente que comprar o equipamento, ou seja, começamos com 20 pessoas mas rapidamente, se a população do Barreiro necessitar, requisitaremos mais equipamentos e levaremos este serviço a todos", afirma o Provedor.


in.:www.jornaldobarreiro.com.pt

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