terça-feira, 15 de setembro de 2009

Notícias: CVP Amares inaugura novas instalações

A delegação de Amares da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) cumpriu um dos seus principais objectivos: ampliar a sede, o que foi ontem motivo de “dupla festa”.
A inauguração da ampliada sede foi também pretexto para condecorar socorristas, dirigentes e beneméritos.

O presidente da Direcção da delegação de Amares da CVP, Mário Mendes, reconheceu ontem que a obra - que decorreu sem derrapagens - só foi possível graças a benfeitores, públicos e privados, e às receitas do trabalho desenvolvido pela instituição.
Com uma sede à medida do trabalho que desenvolve, a CVP de Amares conta também com “um parque automóvel moderno e equipado” realçou Mário Mendes.

Ontem mesmo, foi benzida uma nova ambulância destinada à emergência pré-hospitalar.
O presidente da Direcção deu ainda conta do protocolo que torna a CVP posto de reserva do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A CVP de Amares começou o seu percurso há mais de vinte anos numa sede provisória com cerca de seis metros quadrados, mas os seus dirigentes e socorristas nuca deixaram de sonhar: “valeu a pena” afirmou ontem o coordenador de emergência da instituição, António Silva Brandão.
Hoje, a CVP de Amares conta com mais de 90 socorristas e mais de mil sócios.
António Brandão sublinhou: “tendo melhores meios, temos mais socorristas e tendo mais socorristas temos melhor resposta”.

O comandante elogiou os socorristas da corporação que classificou como “os melhores do mundo”, realçando que cerca de 30 por cento tem habilitações ao nível do ensino superior e alguns deles na área da saúde.

António Brandão destacou o papel de várias personalidades, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Amares, José Barbosa que apontou como “hino ao voluntariado do concelho”.
O coordenador de emergência da CVP de Amares afirmou que José Barbosa “tem sido uma pessoa especial para o voluntariado no concelho”, ressalvando o facto de ter sido o primeiro autarca do país e conceder algumas regalias ao voluntários da Cruz Vermelha, colocando a instituição “ao nível das melhores do concelho”.

José Barbosa foi uma das individualidades distinguidas ontem com a ‘Cruz Vermelha da Benemerência’.
Além do presidente da Câmara, também o Município recebeu uma distinção.
Em resposta, José Barbosa afirmou que “é o concelho de Amares que está de parabéns”.
Quanto à distinção de que foi alvo: “não fiz mais do que cumprir o meu dever enquanto autarca e enquanto cidadão” disse.

O edil amarense acredita que “o concelho está melhor protegido” ao contar com uma instituição como a Cruz Vermelha e o desafio é agora “prosseguir a actividade”.
O comandante Brandão foi alvo de uma homenagem dos socorristas e recebeu uma prenda.
Um simulacro encerrou o dia de festa na CVP de Amares. Os socorristas e os meios foram chamados a intervir num acidente de viação com multivítimas, pondo em acção a sua experiência e a nova ambulância ontem benzida, entre outros meios.

Sem comentários: