quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Notícias: Delegação Caldas da Rainha em grande actividade

Cruz Vermelha das Caldas em grande actividade

vermelha.jpg

O Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa das Caldas da Rainha tem vindo a dinamizar-se e a marcar presença na sociedade caldense, numa relação de proximidade e ajuda.
Prova disso são os eventos culturais e desportivos onde estão voluntários deste núcleo que prestam assistência.
Só durante as festas de Verão onde esteve pessoal da Cruz Vermelha Portuguesa fez oito assistências.
Porém o grande problema da população assistida nestas festas pelos voluntários foram os excessos de álcool e “tristemente em pessoas cada vez mais jovens”.
Para além destes contratempos, igualmente o controle de níveis de glicemia são outros dos factores que levam as pessoas a estar junto dos voluntários da Cruz Vermelha das Caldas, que normalmente estão no terreno com quatro socorristas por evento, equipados com sacos de primeiros socorros, maca pluma e oxigénio.
Os voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa de Caldas da Rainha, tem tido várias acções no seio da comunidade, desenvolvidas pelos vários sectores.
Na área da emergência, tem dado apoio regular em conjunto com os Bombeiros Voluntários aos jogos do Caldas, apoio ao Campeonato Nacional da Federação Portuguesa de Karate Shotokan, várias acções de apoio ao peregrino, sendo de destacar o apoio fixo do 15 de Maio. Há ainda a registar os diversos rastreios de saúde.
Na área da juventude, os projectos desenvolvidos pelo núcleo das Caldas são a prevenção do consumo abusivo de álcool nos jovens, recentemente com a campanha “Copos, Quem decide és tu” de alunos do Colégio Rainha D. Leonor e Escola Secundária Raul Proença.
A promoção de hábitos alimentares saudáveis com o jogo “A brincar e a jogar descobre como te alimentar” dos alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina e The English Centre. A prevenção dos riscos da exposição solar excessiva com o projecto “Escola do Sol - Verão com Super Protecção 2009″ nas praias de São Martinho do Porto, Foz do Arelho, Bom Sucesso e Baleal.
A consulta de psicologia clínica e avaliação psicológica, a colaboração com o NIASM - Núcleo de Intervenção na Área da Saúde Mental de Caldas da Rainha, são outras das muitas actividades.
O núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa das Caldas da Rainha é liderado por Fernando Fidalgo que destaca ainda o apoio geral feito pelos voluntários no Clube de informática Sénior, apoio de proximidade aos utentes da Tele-assistência, Rastreio oftalmológico infantil em Caldas da Rainha, Óbidos e Alcobaça.
Na área da formação, promoveram o Curso Europeu de Primeiros Socorros e Curso de Tripulante de Ambulância de Transporte.
Com tantas actividades em diversos quadrantes a Cruz Vermelha nas Caldas como em qualquer outra região precisa de voluntários e nesse campo, basta que cada um faça uma inscrição prévia, seguindo-se depois um processo de avaliação e integração.
Para Fernando Fidalgo o dinamismo da delegação de Caldas da Rainha não é fruto de apenas uma pessoa mas de todo o grupo.
“Sempre tivemos bastante actividade, obviamente que à medida que tempo vai passando, o projecto para as Caldas da Rainha vai tomando forma, vão aparecendo novos voluntários, novas dinâmicas e a actividade surge naturalmente, não nos podemos esquecer que somos uma Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, que faz parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, provavelmente a maior organização Mundial de voluntariado”, destaca.
“Não basta querer ser voluntário, é necessário um grande grau de compromisso”, recorda o presidente do núcleo que em termos materiais considera que precisa de “alargar as instalações, para isso são necessários recursos financeiros que teremos de procurar”, conclui.


in.:www.jornaldascaldas.com

Sem comentários: