terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CVP em acção: Temporal na Madeira. Intervenção CVP Madeira II.

Com o transbordo da Ribeira de João Gomes, as ruas da zona do mercado, incluindo a Dr. Fernão Ornelas, foram tomadas pela água, deixando várias dezenas de pessoas impedidas de abandonar os edifícios em que se encontravam. Cerca de 60 pessoas foram evacuadas do Medical Center com a ajuda de cordas, numa operação demorada que foi levada a cabo por militares do Exército e bombeiros.
Já no centro comercial do Anadia, através da Rua do Ribeirinho, outras sete pessoas tiveram igualmente de ser evacuadas mas com a ajuda de uma embarcação semi-rígido da Associação de Socorro a Náufragos-SANAS. Todos os níveis da garagem e o supermercado Pingo Doce ficaram submersos, nas condições que foto documenta, daí que não era possível realizar a evacuação de outra maneira.




No autosilo do Almirante Reis, várias dezenas de pessoas estiveram presas durante várias horas nos pisos superiores, dado que a água tomou conta do piso térreo e inferiores.
Bombeiros, agentes da PSP, cidadãos, militares e elementos Cruz Vermelha Portuguesa efectuaram vários regastes de pessoas que se encontravam presas em edifícios, casas ou até automóveis nas ruas circundantes.
Um dos resgates mais arriscados foi efectuado por agentes da PSP, na zona do Campo da Barca, onde a força das águas dificultou grandemente a travessia de um homem que estava na bomba de gasolina.

Raul Caires in DN

Sem comentários: