sábado, 6 de março de 2010

Notícias: Simulacro em Braga. Intervenção CVP Braga.

Nove feridos, alguns deles em estado grave, foi o resultado de um acidente de trabalho registado ontem nas obras do novo hospital de Braga.
Os feridos encontravam-se a trabalhar num andaime, quando a estrutura desabou.
Para o local foram mobilizadas as duas corporações de bombeiros da cidade (num total de 28 homens e seis viaturas), polícias Municipal e de Segurança Pública, e ainda uma equipa de socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa.

O cenário podia ter sido real, mas tratou-se, tão só, de um simulacro de acidente de trabalho.
O objectivo, garantiu o vereador da Protecção Civil na Câmara Municipal de Braga, Hugo Pires, foi o de testar a capacidade de resposta dos meios da Protecção Civil.
“Foi uma resposta muito positiva das corporações envolvidas, que contou com a colaboração da PSP e Polícia Municipal”. salientou Hugo Pires.

Opinião idêntica teve o comandante de operações, também comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga.
Carlos Esteves salientou que este tipo de simulacro serviu para “testar a capacidade de resposta dos meios.” Considerando que o balanço foi positivo, Carlos Esteves referiu também que “foram detectadas falhas não relevantes. Houve boa comunicação e interacção entre todas as equipas intervenientes.”

Questionado sobre as “falhas não relevantes”, o comandante de operações deu como exemplo a ausência da VMER (Viatura de Emergência Médica e Reanimação) do INEM. “Possivelmente estariam noutras tarefas urgentes”, disse Carlos Esteves. O simulacro integrou a semana da Protecção Civil, que terminou ontem. Sete dias marcados, essencialmente pela realização de simulacros que retrataram os mais variados tipos de acidentes.

No que diz respeito à entidade promotora da obra, a NHCBraga, o engenheiro António Carvalho salientou que “existem, neste momento, 580 pessoas em obra e facilmente podemos chegar às mil.” O mesmo responsável aludiu ao facto da obra estar a decorrer há 13 meses sem que tivessem sido registados “acidentes graves”.
António Carvalho disse, ainda, que o novo hospital de Braga vai entrar em funcionamento em Maio ou Junho do próximo ano.

in.:www.correiodominho.com

Sem comentários: