quarta-feira, 31 de março de 2010

Notícias: Tomada de posse da CVP Loulé.

Tomada de posse da Comissão Administrativa CVP Loulé



Decorreu na passada quinta-feira, 18 de Março, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, Edifício Engº Duarte Pacheco, a cerimónia de tomada de posse da Comissão Administrativa da Delegação de Loulé da Cruz Vermelha Portuguesa.

Prosseguindo os princípios desta organização internacional, o núcleo de Loulé tem por principal missão "trabalhar em prol da população do Concelho, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dessas populações mais vulneráveis, colmatando lacunas existentes e que serão identificadas numa estreita colaboração com a Autarquia e Juntas de Freguesia", referiu a presidente da delegação, Mónica Gonçalves. A ela juntam-se mais quatro mulheres empenhadas nesta causa: Maria Filomena Nunes, Maria Lurdes Inês, Maria Antonieta Pereira e Marina Mendes.

A par das áreas da saúde e emergência, a ideia é que seja dado o apoio na vertente da acção social, pelo que esta será uma delegação vocacionada "para o trabalho social e comunitário". Este objectivo foi frisado por Carlos Pimentel Araújo, assessor do presidente da instituição, que salientou que as actividades da Cruz Vermelha Portuguesa passam não apenas pelo transporte de doentes mas também ao acompanhamento de causas sociais difíceis, no apoio por exemplo às crianças e jovens em risco, emigrantes, reclusos, entre outros".

Enaltecendo o trabalho desta equipa de Loulé, o representante regional do organismo, Fausto Nascimento, disse que "terão condições para prestigiar a imagem da Cruz Vermelha e de contribuir para difundir os seus princípios datados do século XIX, cultivar a generosidade e fraternidade neste mundo de conflitos armados injustificados, causas naturais ou consequências de crises de carácter financeiro ou económico". "É possível extrair um conjunto de desafios perante estas dificuldades e o movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho foi criado, precisamente, para fazer face às adversidades, para sermos capazes de sermos a voz dos que sofrem e que têm direito a ser protegidos e acarinhados", disse Fausto Nascimento.

(...)

Actualmente, esta instituição está em 186 países espalhados pelos cinco continentes. Em Portugal conta com 195 delegações em Portugal.

Câmara prepara instalações para Delegação

Apesar de ainda não ter um espaço físico para desenvolver as suas actividades, a delegação de Loulé aguarda o apoio da Autarquia nesse sentido. E nesta cerimónia, a vereadora da Acção Social, Teresa Menalha, adiantou mesmo que "a Câmara Municipal está a endividar todos os esforços para encontrar um espaço onde esta instituição se possa instalar, numa expectativa a curto prazo".

Quanto à criação de uma Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa no Concelho, esta responsável realçou o facto desta ser "uma mais-valia para o enriquecimento da actividade na área humanitária e do voluntariado no Concelho de Loulé" e que se insere também no projecto "Loulé, Concelho Solidário". Até porque "nestes tempos difíceis, as necessidades vão ser cada vez maiores mas, como tal, estes são também tempos de esperança - a esperança de podermos contribuir para ajudar os mais vulneráveis", enfatizou a vereadora.

Para contactar a delegação de Loulé da Cruz Vermelha, os interessados poderão enviar um e-mail para dloule@cruzvemelha.org.pt

in.:http://www.cm-loule.pt

Sem comentários: