segunda-feira, 29 de março de 2010

Notícias:Simulacro Multivítimas.Intervenção CVP Vilela e Sobreira.

Simulacro juntou todas as corporações do concelho
Cenário de catástrofe montado em Baltar

Todas as corporações de bombeiros do concelho de Paredes, assim como as Delegações Locais da Cruz Vermelha Portuguesa de Vilela e Sobreira, participaram num mega simulacro. Foram dezenas de socorristas que marcaram presença no final da tarde do último sábado, em Baltar. No final de um exercício que se prolongou por quase três horas, o balanço efectuado pelos responsáveis foi positivo.




Comandante distrital de Operações de Socorro do Porto esteve em Baltar

Os primeiros carros de combate a incêndio começaram a chegar já depois das 19h00. Nos terrenos anexos ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Baltar, onde está a ser construído o heliporto, os bombeiros encontraram um cenário catastrófico: vários carros a arder, pessoas espalhadas pelo chão e um autocarro sinistrado com dezenas de vítimas a necessitar de socorro.

Mais à frente, havia ainda jovens a precisar de ser resgatados de descidas íngremes e até vítimas de ataques com produtos tóxicos estavam entre as baixas.

No posto de comando, o comandante Delfim Cruz liderou as operações enquanto ia informando o comandante distrital de Operações de Socorro do Porto, coronel José António Teixeira Leite.

No grupo de comando estava integrado ainda o responsável pelo Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR que está, precisamente, instalado em Baltar.


Foi desta equipa restrita que partiram todas as instruções para os socorristas que, no terreno, foram sendo surpreendidos com novas ordens que acabavam por alterar a actuação de bombeiros e socorristas.
Integrados em equipas de quatro, primeiro, e dois elementos, os bombeiros foram tentando salvar e evacuar o máximo de vítimas. O objectivo desta iniciativa, para além de celebrar o Dia Internacional da Protecção Civil, era treinar a actuação em situações de emergência extrema.

E, para os responsáveis, tal desiderato foi alcançado plenamente. E com bons resultados no que diz respeito à actuação das várias entidades presentes no terreno.

in.:http://www.verdadeiroolhar.pt

Sem comentários: