quinta-feira, 22 de abril de 2010

Notícias: Câmara de Coruche com TeleAssistência CVP.

Câmara de Coruche e Cruz Vermelha Portuguesa assinam protocolo para instalação do serviço de teleassistência em dez lares



A Câmara de Coruche e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assinaram esta quarta-feira, dia 22, um protocolo que estabelece no concelho o serviço de teleassistência para dez munícipes em situação de carência económica e estado de vulnerabilidade. Num projecto experimental, a autarquia compromete-se a comparticipar as despesas de instalação e o pagamento das mensalidades dos utentes com rendimentos até à pensão social e salário mínimo nacional.

Durante a sessão de assinatura do protocolo, a que assistiram autarcas, técnicos e eleitos municipais foi apresentado o dispositivo fixo, que permitirá aos utentes contactarem directamente com o call center da CVP em caso de necessidade. O kito de instalação custa 68 euros, enquanto a mensalidade é de 15 euros.

No protocolo fica definido que a Câmara de Coruche comparticipa a 100 por cento a instalação e as mensalidades dos utentes com rendimento igual ou inferior à pensão social (27,79 euros), e em 50 por cento os mesmos encargos relativamente a quem aufira rendimentos entre a pensão social e o salário mínimo para 2010 (475 euros). Com rendimentos acima do salário mínimo, terão de ser os candidatos a suportar todos os custos.

Para o presidente da Câmara de Coruche, o serviço prestado pela Cruz Vermelha Portuguesa trará vantagens aos idosos que se encontrem em situação de isolamento, solidão, falta de mobilidade. “É um sinal de qualidade e garantia de bom trabalho que este serviço seja patrocinado pela Cruz Vermelha Portuguesa. Um serviço que pode ser muito relevante para algumas pessoas que vivem sós, e em pequenas coisas e acções do dia-a-dia, como tomar compridos, desligar o gás ou fazer qualquer outra tarefa doméstica”, referia-se o autarca à possibilidade de o serviço poder contratualizar acções de planeamento junto do idoso.

O director-geral da CVP, Luís Névoa, referiu que é estratégia da instituição de ajudar a manter as pessoas nas suas casas, “onde possam receber cuidados e estar próximos de familiares, evitando que sejam institucionalizadas”. Disse ainda que a par do sistema com contacto telefónico será lançado em breve o sistema de vídeo. Para contornar as dificuldades do serviço em zonas sem linha telefónica, a Cruz Vermelha está também a lançar o sistema de teleassistência, com recurso a cartões de tecnologia GSM, o mesmo utilizado nos telemóveis.

A CVP tem cerca de mil utentes apoiados no sistema de teleassistência com 25 câmaras municipais. Além de Coruche, desde Dezembro que Salvaterra de Magos presta esse apoio a 20 utentes, enquanto a CVP está em negociações com a Câmara de Almeirim.

in.:www.omirante.pt


Sem comentários: