sexta-feira, 30 de abril de 2010

Notícias: Operação Fátima 2010, que meios envolvidos.

500 voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa apoiam peregrinos a partir de sábado


A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai ter a partir de sábado 500 voluntários em 28 locais de norte a sul do país para prestarem apoio aos peregrinos que vão a pé para Fátima


Os 500 voluntários envolvidos na Operação Fátima 2010 vão acompanhar os peregrinos, prestar apoio médico e de enfermagem, lavar, tratar e massajar os pés, além de poderem fazer evacuação hospitalar, segundo informações enviadas à agência Lusa pela CVP.

A CVP disponibilizará ainda aos peregrinos balneários e locais para dormidas e distribuirá alimentos e águas.

Para esta operação, a CVP conta também com 31 delegações locais.

A CVP vai, igualmente, dar apoio aos peregrinos, entre 12 e 13 de Maio, no santuário de Fátima, estando envolvidos 350 pessoas que prestarão auxílio em postos próprios.

No santuário vão ser colocados quatro Postos Médicos Avançados (PMA) nas rotundas Norte e Sul, Parque 10 e 01, contando todos eles com apoio de ambulâncias medicalizadas.

Durante as cerimónias religiosas, a CVP terá também três «equipas apeadas»(que circulam a pé) para apoio ao santuário.

Na missa com Bento XVI no Terreiro do Paço, em Lisboa, a 11 de Maio, a Cruz Vermelha Portuguesa vai ter 100 pessoas divididas em 22 equipas apeadas, quatro de bicicleta, quatro motorizadas e duas nos postos médicos móveis, que terão quatro ambulâncias.

Estas equipas têm como objectivo cobrir a área da Baixa de Lisboa, do Marquês de Tomar à Praça do Comércio, Cais do Sodré e Santa Apolónia.

A CVP mobilizou ainda 50 pessoas para a missa na Avenida dos Aliados, no Porto, a 14 de Maio, que terão essencialmente como missão a identificação e orientação de pessoas perdidas.

Segundo a CVP, os 50 elementos vão estar divididos em 20 equipas apeadas, uma de «apoio à sobrevivência», outra de «apoio psicossocial» e mais uma «de transporte».

Bento XVI visita oficialmente Portugal entre 11 e 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.

Lusa/SOL

1 comentário:

João disse...

Boa tarde,
Deixo aqui a sugestão aos responsaveis por este evento para que,caso isso não tenha acontecido, passem a convocar outras unidades nos arredores de Lisboa que provavelmente teriam disponibilidade e grande motivação dos seus voluntários em participar. Exemplo disso é a minha unidade:Setúbal.