sábado, 10 de abril de 2010

Notícias: Simulacro em Baltar. Intervenção CVP Sobreira e CVP Vilela.

Simulacro juntou todas as corporações do concelho

Cenário de catástrofe montado em Baltar



Todas as corporações de bombeiros do concelho de Paredes, assim como as Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa de Vilela e Sobreira, participaram num mega simulacro. Foram mais de uma centena os socorristas que marcaram presença no final da tarde do último sábado, em Baltar. (...)
No passado dia 27 Março a Delegação de Sobreira da Cruz Vermelha Portuguesa participou no simulacro “Exercício Cruzeiro”, uma equipa de 3 Socorristas, um Psicólogo e a Coordenadora Local de Emergência estiveram nas operações de socorro.


Simulacro de um Sismo em Baltar

No passado dia 27 Março a Delegação de Sobreira da Cruz Vermelha Portuguesa participou no simulacro “Exercício Cruzeiro” com os diferentes agentes de Protecção Civil de Paredes – Bombeiros de Baltar, Cête, Rebordosa, Lordelo e Paredes, Protecção Civil Municipal, Cruz Vermelha de Sobreira e Vilela, GIPS da GNR, GNR de Paredes, Polícia Municipal e formandos do cruso Trauma, Emergência e Catástrofe levado a cabo pelo Grupo Trauma e Emergência (GTE) – perfazendo mais 136 agentes e 29 viaturas.

O simulacro consistiu num sismo de magnitude 7 dando origem a diferentes simultâneos, com cerca de 40 a 50 vítimas e 10 vítimas mortais. E em apenas 2 horas foi possível finalizar o simulacro com todos os objectivos cumpridos.

A Delegação de Sobreira participou neste simulacro com a Coordenadora Local de Emergência com funções específicas junto do Comando das Operações de Socorro, uma equipa de 3 Socorristas com funções de resgate e evacuação das vítimas para o Posto Médico Avançado (PMA) e um Psicólogo com intervenção em situações de crise que trabalhou com os diferentes profissionais do PMA.

No final, o balanço foi positivo e exercícios LIVEX devem ser sempre repetidos para corrigir erros e melhorar as performances de todos os agentes de Protecção Civil.



Meios envolvidos

Bombeiros de Baltar: 35 elementos e 11 viaturas
Bombeiros de Paredes: 10 elementos e 3 viaturas
Bombeiros de Lordelo: 16 elementos e 3 viaturas
Bombeiros de Rebordosa: 16 elementos e 4 viaturas
Bombeiros de Cête: 8 elementos e 2 viaturas

CVP Vilela: 4 elementos
CVP Sobreira: 5 elementos

GIPS da GNR: 10 homens e 2 viaturas
GNR Paredes: 4 elementos
Protecção Civil Municipal: 4 elementos
Policia Municipal: 4 elementos


in.:www.cvp-sobreira.net

Sem comentários: