terça-feira, 4 de maio de 2010

Notícias: Governo Civil e CVP Coimbra realizam acções de formação para bombeiros.

Uma acção de sensibilização sobre doenças cardíacas e morte súbita em Portugal está a ser desenvolvida em vários pontos do distrito de Coimbra.

Desenvolvida pelo Governo Civil de Coimbra e a Cruz Vermelha Portuguesa, a acção destina- -se às corporações de bombeiros. O alto distrito e a zona do Baixo Mondego já receberam sessões, nomeadamente no dia 16 Abril, em Oliveira do Hospital, com a presença de cerca de 200 bombeiros, e no passado dia 23, em Brasfemes, Coimbra, também foi muito participada. Esta última teve lugar no quartel dos bombeiros locais e contou com a presença do governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, e do presidente da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa em Coimbra, Armando Gonsalves. A terceira e última sessão decorrerá em Miranda do Corvo.

Até ao momento, e com a colaboração do Governo Civil, a delegação da Cruz Vermelha já realizou acções de sensibilização no sentido de dar a conhecer a importância da utilização dos desfibrilhadores automáticos externos na cadeia de sobrevivência e as medidas a tomar para a prevenção da doença coronária e da morte súbita, diminuindo a percentagem de mortes, realizando de imediato, suporte básico de vida e a desfibrilhação automática externa, nos primeiros cinco a 10 minutos.
Numa primeira fase, a população alvo destas acções de sensibilização é o pessoal que se dedica ao transporte e assistência de doentes, seguindo-se acções para os professores e alunos das escolas secundárias, funcionários de grandes superfícies comerciais e desportivas, salientando-se a importância da prevenção da doença coronária e da morte súbita.
Os responsáveis por estas acções de sensibilização, com especialização e perfil adequados, utilizam meios audiovisuais como cd’s e dvd’s sobre esta temática, assim como demonstrações práticas em manequins com desfibrilhadores automáticos externos para ensino. As sessões de sensibilização, em sessões teórico-práticas, em salas adequadas, com a duração de 45 minutos, vão possibilitar, só a nível da área de influência da delegação de Coimbra, levar esta problemática a cerca de dois mil alunos e profissionais, por ano.
A morte súbita (10 a 20 mil óbitos por ano em Portugal) tem vindo a aumentar, apesar de todas as medidas que vão sendo tomadas, tendo nos últimos seis anos atingido na Europa 700 mil mortes por ano.

in.:www.asbeiras.pt

Sem comentários: