sexta-feira, 7 de maio de 2010

Notícias: Operação Fátima|2010. Intervenção CVP Guarda.

Operação decorre até 8 de Maio
Cruz Vermelha ajuda peregrinos no caminho para Fátima

Este é o quinto ano consecutivo que a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Guarda, se envolve numa grande missão: apoiar os peregrinos de Fátima.
A actividade começou no dia 2 de Maio e vai continuar no terreno até ao dia 8, ou seja durante uma semana os peregrinos que se deslocam para Fátima podem contar com o apoio em vários locais.
Presta assistência a todos os caminhantes que se deslocam pela Estrada Nacional 17 e pela Estrada Nacional 102, vindos de várias localidades nomeadamente Bragança, Vila Flor, Mogadouro, Macedo Cavaleiros, Mirandela, Moncorvo, Guarda, Sabugal, Pega, entre outros. Dispõe de um posto fixo, que se localiza em diversos pontos estratégicos onde estão os voluntários aguardando os peregrinos e de uma ambulância que se desloca ao longo do percurso (entre V.N.Foz Côa e Oliveira do Hospital) para prestar assistência àqueles que necessitam e que ainda se encontram longe do posto fixo, perfazendo cerca de 3000 Km durante toda a actividade.
O apoio baseia-se no tratamento de feridas e flictenas nos pés, massagem dos membros inferiores, para alívio das dores musculares, avaliação de sinais vitais, e glicemias. Se for despistada alguma situação que inspire maiores cuidados, são tomadas as medidas necessárias, evacuando o peregrino para uma unidade de saúde.
Para além destes cuidados o contacto com os peregrinos é aproveitado para dar conselhos e algumas medidas de protecção nomeadamente cuidados a ter com o sol. A Cruz Vermelha Portuguesa distribui águas, iogurtes, bonés, coletes de sinalização e dá apoio psicológico àqueles que se encontram mais desanimados na sua longa caminhada. A Cruz Vermelha refere que “para a realização desta actividade é necessário o empenho e boa vontade de todos, pois diariamente disponibilizam-se entre 6 a 8 voluntários que generosamente utilizam as suas férias, para poderem estar a tempo inteiro nesta missão, desde as 8 horas da manhã até ao final do dia, atendendo em média cerca de 100 peregrinos por dia”. E acrescenta: “É sem dúvida uma actividade que obriga a um grande esforço, mas que no final é muitíssimo gratificante”.
in.:www.jornalaguarda.com

Sem comentários: