sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Notícias: Exercício Açor. Intervenção CVP.

enxurradas e deslizamentos de terra

Protecção Civil testa capacidade de resposta

por LusaHoje

O Exercício Açor, para testar a capacidade de resposta da Protecção Civil em cenário de tempestade, arrancou hoje à meia noite, em Vila Franca do Campo, S. Miguel, envolvendo bombeiros, escuteiros, radioamadores, voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa, instituições e figurantes.

Tendo por cenário uma forte tempestade de chuva e vento com situações de deslizamentos de terras, enxurradas, desabamentos de casas, cortes de estradas e falhas no abastecimento de energia, "o primeiro exercício aconteceu às seis da manhã com uma simulação de derrame de combustível no porto local, ao que se seguiu uma enxurrada numa das principais ruas de Vila Franca do Campo e um naufrágio de uma embarcação", explicou Pedro Carvalho, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em declarações à Lusa.

Ao longo desta manhã estão a ser criados vários outros cenários com vista a garantir uma maior realidade possível e já foram também testadas evacuações de três escolas do concelhos e accionado o Plano Municipal de Emergência.

"O exercício não se circunscreve à vila, mas estão a ocorrer cenários em todo o concelho", salientou Pedro Carvalho, acrescentando que o teste abrange também a ilha Terceira, onde decorrerá a simulação de envio de pessoas desalojadas e respectivo acolhimento e apoio psicológico, a par da recepção de listas de comunicação de emergências.

Para o presidente do SRPCBA, a realização deste exercício permite "perceber o que necessita de afinação" na capacidade de resposta da Protecção Civil e "garantir que a acção é coordenada".

No terreno estão cerca de duas centenas de bombeiros, uma centena de figurantes, escuteiros, radioamadores e também voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa.

Pedro Carvalho justificou a escolha de Vila Franca do Campo como cenário do Exercício Açor tendo em conta "as características morfológicas" do local, que "permite vários treinos, e por ser uma zona próxima dos concelhos de Ribeira Grande e Ponta Delgada".

O Exercício só termina sábado à noite, estando prevista para domingo uma demonstração de capacidades das Forças Armadas, Protecção Civil, Bombeiros e Policia Marítima, segundo disse à Lusa Pedro Carvalho.


in.:LUSA

Sem comentários: