quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Notícias: Contrato entre Governo da Madeira e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Contrato entre Governo e CVP


O Governo Regional deu “luz verde” à celebração de um contrato-programa com a delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa para cooperação financeira na área da emergência e do socorro.
A medida refere-se, sobretudo, à reparação e ou substituição de equipamentos, fardamentos e outros materiais que ficaram inoperacionais, aquando e na sequência do temporal de 20 de Fevereiro.
Com efeito, o Conselho do Governo, reunido em plenário no passado dia 18, resolveu, conforme resolução publicada em Jornal Oficial da RAM (JORAM), «autorizar a celebração de um contrato-programa com a Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação da Madeira, tendo em vista a definição dos processos de cooperação financeira para a execução de acções inseridas no âmbito da intervenção da emergência e do socorro, nomeadamente com a reparação/substituição de equipamentos, fardamentos e outros materiais que ficaram inoperacionais, aquando da situação ocorrida em 20 de Fevereiro de 2010 e dias seguintes».
Na resolução refere-se ainda que foi decidido, assim, «conceder à Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação da Madeira, uma comparticipação financeira que não excederá de dez mil e quinhentos euros».

in.:www.jornaldamadeira.pt

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CVP em acção: Colisão ligeiro mais bicicleta. Intervenção CVP VIlar-Vila do Conde.

Mais um acidente em Corgo com a intervenção CVP Vilar-Vila do Conde

FOTO DA MINHA AUTORIA!!

Ontem, dia 22 de Agosto, pelas 09h56 a unidade de socorro da Cruz Vermelha Portuguesa de Vilar-Vila do Conde foi accionada para um acidente de viação envolvendo um veiculo ligeiro e um ciclista, deste resultou um ferido grave (ciclista). Prontamente seguiu para o local uma ambulância AMB 092 e a viatura de salvamento ligeiro VSL004 para sinalizaçao e limpeza da via, para além destes meios esteve presente a vmer do Hospital S. João e a GNR Matosinhos. Este acidente ocorreu no mesmo local do acidente com autocarro publicado na ultima entrada do blog.

sábado, 21 de agosto de 2010

CVP em acção: Acidente de viação em Corgo. Intervenção CVP Vilar-Vila do Conde e CVP Matosinhos.

COLISÃO AUTOCARRO E LIGEIRO PROVOCA CINCO FERIDOS


Pouco passava das 10h30 quando um autocarro terá colidido com um ligeiro de passageiros na localidade de Corgo. Do embate resultaram um total de cinco feridos, todos eles ligeiros. Pelo aparato do acidente para o local foi enviado, pelo Codu Norte a Viatura Médica do Hospital Pedro Hispano.

No socorro e transporte às vítimas estiveram duas ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa de Vilar-Vila do Conde e uma da delegação local de Matosinhos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CVP em acção: Acidente em Cervães. Intervenção CVP Prado

COLISÃO FRONTAL EM CERVÃES FEZ 2 FERIDOS



Pouco faltaria para as 16h00 quando na estrada de Oleiros para Cervães no concelho de Vila Verde ocorreu uma colisão frontal entre duas viaturas tendo ocorrido 2 feridos, um deles encarcerado.
Após a extracção da vítima encarcerada a mesma seguiu para o hospital de S. Marcos com o acompanhamento médico da VMER de Braga. No local esteve também a Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Prado e os bombeiros de Vila Verde.

Notícias: Governo da Madeira enaltece trabalho da CVP Madeira nos incêndios.

Governo Regional louva combatentes dos incêndios




Ontem, no Conselho de Governo, o Executivo madeirense decidiu louvar todos os intervenientes no combate aos incêndios nas serras madeirenses, desde instituições públicas e privadas, Protecção Civil, forças armadas e policiais, bombeiros, e cidadãos voluntários. Na reunião do elenco governativo, foi também abordado o trabalho a ser feito na reflorestação.
O Conselho de Governo Regional, ontem presidido pelo vice-presidente João Cunha e Silva, decidiu louvar «todas as instituições públicas e privadas» envolvidas no combate aos incêndios que deflagraram nas serras madeirenses.
O porta-voz da reunião, o secretário regional dos Assuntos Sociais, enalteceu o empenho desenvolvido pelos agentes de Protecção Civil, Corporações de Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, Forças Armadas, Polícia de Segurança Pública, Polícia Florestal, funcionários públicos e cidadãos voluntários que «desenvolveram um trabalho notável, de combate aos fogos, que atingiram a ilha da Madeira, nos últimos dias».

(...)
in.:www.jornaldamadeira.pt



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CVP em acção: Atropelamento em Abraveses. Intervenção CVP Viseu.

ATROPELAMENTO FAZ UMA VÍTIMA GRAVE EM ABRAVESES

Ontem por volta das 16h00 ocorreu um atropelamento numa passadeira em Abraveses. A vítima, um homem de aproximadamente 40 anos terá ficado inconsciente caido na via pública. Ao local ocorreu para além da autoridade a Cruz Vermelha Portuguesa, delegação local de Viseu, que após a imobilização da vítima transportou a mesma para o hospital local. Posteriormente a vítima foi transferida de helicóptero para os HUC.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CVP em acção: Incêndio em armazém de pneus em Famalicão. Intervenção CVP Ribeirão.

Famalicão: Bombeiro evacuado com traumatismo craniano ligeiro
Um bombeiro que hoje combatia as chamas num armazém de pneus da Continental/Mabor, em Famalicão, foi evacuado do local com um traumatismo craniano ligeiro, disse fonte dos bombeiros.

De acordo com a fonte, o bombeiro foi levado para um hospital por uma equipa da unidade de Ribeirão da Cruz Vermelha Portuguesa.

Já antes, outro bombeiro envolvido no combate às chamas na unidade fabril famalicense tinha sido levado a um hospital «por uma questão de precaução», em consequência da inalação de fumos.


in.:Diário Digital / Lusa

CVP em acção: CVP Madeira no apoio aos Incêndios 2010.

PJ já deteve suspeito, reflorestação avança

A reflorestação das serras atingidas pelos incêndios vai arrancar em Outubro, disse ontem, em declarações ao JM, o secretário regional do Ambiente. O governante falava ao JM após a visita a um dos locais de incêndios, ontem.
Manuel António Correia diz que a ordem é para pôr “mãos à obra” o mais rapidamente possível. «Nestas coisas, contudo, não pode ser logo no dia a seguir aos incêndios. Temos de esperar que o Verão termine. Em Outubro, vamos começar a reflorestação», anuncia.
O governante acentua que estava já previsto lançar um concurso para a rearborização de 300 hectares nas serras do Funchal. Esse concurso vai agora ser alargado em mais 400 hectares, ou seja para 700 hectares na totalidade, incluindo áreas que já tinham sido reflorestadas e que foram destruídas pelas chamas.

O objectivo é ter as plantações terminadas antes do início do Inverno.

Manuel António Correia recorda ainda que o Governo Regional apoiará também a Câmara do Funchal na reflorestação do Parque Ecológico, mormente através de programas europeus.
Por outro lado, a Polícia Judiciária deteve no sábado um suspeito de ter sido, alegadamente, responsável por um dos grandes incêndios que surgiram nos últimos dias nas serras da região.
De acordo com fonte da PJ da Madeira, o homem será presente hoje às autoridades judiciais, altura em que serão divulgados mais pormenores da acção que levou à sua identificação e detenção.
Entretanto, ontem à tarde, em briefing realizado na sede da Protecção Civil, o presidente daquele organismo, sublinhou que a situação está controlada, mas os incêndios ainda não estão dominados.
Ontem, de madrugada e de manhã a situação evoluiu positivamente, mas durante a tarde, devido ao aumento de temperatura e dos ventos, registaram-se alguns reacendimentos. Por isso, as equipas de bombeiros vão permanecer nos locais.

(...)

O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, Luís Neri, sublinhou que, às 18.00 horas de ontem, não havia incêndios nos outros concelhos da Madeira. Mas, mesmo assim, as corporações tinham todos os elementos fora dos quartéis, em acções de vigilância.

Na madrugada de sábado foram evacuadas algumas famílias no Monte e nas Carreiras, mas ontem já não houve qualquer evacuação. Não se registaram quaisquer vítimas mortais e o dispositivo de emergência pré-hospitalar foi reduzido, estando agora a cargo de duas equipas dos BVM e da Cruz Vermelha Portuguesa.

(...)

in.:www.jornaldamadeira.pt

CVP em acção: Acidente na Via Rápida faz 2 mortos. Intervenção CVP Madeira.

Acidente na via rápida faz 2 vítimas mortais

Um acidente ocorrido ontem na via rápida provocou a morte aos dois ocupantes do Nissan Micra cinzento, que circulava no sentido Ribeira Brava - Funchal. Após o penúltimo túnel antes de da saída de Câmara de Lobos, o veículo terá embatido por razões que se desconhecem contra os rails de cimento, à esquerda e, depois disso, terá capotado uma série de vezes até ficar imobilizado uns 100 a 200 metros à frente, à entrada do último túnel, chamado Quinta do Leme.
De pronto foram accionados os meios de socorro. A condutora ainda apresentava sinais de vida e, por isso mesmo, foi tentada uma reanimação, que acabou por se revelar inglória visto que viria a falecer.

O senhor que viajava consigo já estaria cadáver quando chegaram ao local a EMIR, os Bombeiros Voluntários Madeirenses, os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Polícia de Segurança Pública e a elementos da Vialitoral.

O acidente terá ocorrido cerca das 18.50 horas.
Depois de desencadeados os procedimentos normais, os cadáveres, que haviam sido retirados da viatura e deitados no chão da via rápida, foram colocados em macas e transportados em ambulâncias.

A viatura, que ficou toda desfeita, foi retirada por um pronto-socorro.
Resta afirmar que o trânsito foi decorrendo com normalidade, fazendo-se pela faixa da esquerda, visto que o veículo ficou imobilizado na da esquerda.
Um pouco pelas encostas limítrofes, os populares, como acontece em qualquer parte do mundo, não resistiram à curiosidade mórbida de ver o que se estava a passar em mais um acidente naquela que é tida como a “curva da morte”, pelos acidentes que tem provocado aos automobilistas que por ali passam.
Uma nota final para referir que os ocupantes do veículo sinistrado residiam no Funchal.

in.:www.jornaldamadeira.pt

sábado, 14 de agosto de 2010

CVP em acção: CVP nos incêndios. Intervenção CVP Viana Castelo. Fotos.


FOTOS CORTESIA DE:
http://cvp-vianadocastelo.blogspot.com/




CVP em acção: CVP nos incêndios. Intervenção dos voluntários da CVP Guarda.

CVP em acção: Voluntários da CVP Guarda no apoio ao incêndios|2010.

FOTO DOS INCÊNDIOS|2005 @ ABRANTES

Elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação local da Guarda, estiveram em apoio aos bombeiros que andam no combate aos incêndios no distrito da Guarda. Este apoio ter-se-á iniciado há 2 dias, tendo havido ainda a solicitação por parte do Comando no teatro de operações para que a CVP Guarda enviasse para o local uma ambulância para dar apoio de retaguarda aos bombeiros e eventualmente à população.

O mesmo pedido NÃO foi atendido pela parte da
delegação local, invocando que o mesmo não teria sido feito de maneira oficial.

A Delegação da CVP Guarda, por iniciativa própria, optou por fazer deslocar para o local uma viatura com alguns voluntários, afim de facultar algum apoio aos elementos presentes no teatro de operações no combate aos incêndios, distribuindo bens para hidratação e alimentação aos mesmos.

Um grande exemplo de abegnação e voluntariado!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CVP em acção: CVP nos incêndios. Intervenção CVP Viana Castelo.

Fica a reportagem onde está visivel e presente os elementos da CVP Viana do Castelo.

E já agora... que mais unidades andam a prestar apoio à população?
Quem souber, tiver fotos, que as partilhe!

Estamos aqui para divulgar o BOM trabalho da Cruz Vermelha Portuguesa!


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Notícias: CVP Montijo promove Corrida de Toiros solidária.

Pedido de publicação da delegação local:

Delegação da Cruz Vermelha do Montijo promove Corrida de
Toiros solidária - 28 de Agosto às 22H00, no Montijo

Cruz Vermelha angaria fundos para
aquisição de ambulância de suporte
de assistência médica de socorro

A 28 de Agosto, às 22h00, a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do Montijo promove a 1º Grande Corrida
de Toiros, na Praça Amadeu Augusto dos Santos, uma iniciativa que ajudará a angariar fundos para
aquisição de uma nova ambulância de suporte de assistência médica de socorro, «fundamental para
tornar mais qualificada a função que esta organização pretende desempenhar junto dos cidadãos do
concelho do Montijo», refere Ludovico Branco, Vice-Presidente CVP-Montijo

Actualmente, a Delegação do Montijo da Cruz Vermelha Portuguesa presta apoio às oito freguesias
do concelho do Montijo, bem como aos concelhos vizinhos de Alcochete, Moita e Palmela, com um total de
população residente que ultrapassa os 39.000 habitantes, os quais irão beneficiar da nova ambulância de
suporte de assistência médica de socorro. O custo deste equipamento ronda os 30 mil euros.

De forma a conseguir angariar os fundos necessários, a Cruz Vermelha convida todos os cidadãos, os
sectores económicos e todos aqueles que partilhem o desejo de melhorar os serviços desta organização à
comunidade, em termos de acção social e de apoio médico de emergência, para serem solidários e assistirem à
1ª Grande Corrida de Toiros em benefício desta organização.

Esta corrida será presenteada com um confronto entre as dinastias Telles e Pinto - António Ribeiro Telles,
Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto e Tomás Pinto -, que lidarão 6 imponentes toiros da Ganadaria Arucci, que
tem primado por apresentar exemplares adultos, de bravura e porte inigualável (650-700 kg). Estarão ainda em
Praça três Grupos de Forcados - Tertúlia e Amadores, do Montijo e Pinhal Novo.

Os ingressos estão à venda entre outros locais na Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do
Montijo, no dia da corrida, a partir das 10h00 nas Bilheteiras da Praça de Toiros. A reserva de bilhetes
pode ser efectuada através do bilhetesaplaudir@gmail.com ou do 914 094 038 ou 212322383

Vimos desta forma apelar á vossa divulgação e maior consideração, para que este
evento tenha o sucesso pretendido na medida do possível.

Rua Manuel Giraldes da Silva, 230 2870-326 Montijo Tel: 212322383 Fax: 212321685 Telm:
963230123

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CVP em acção: Acidente na EN203. Intervenção CVP Neiva e CVP Viana do Castelo.

ACIDENTE NA EN203 FAZ 4 FERIDOS


Às 18h00 de Terça-Feira ocorreu uma colisão de vários veículos ligeiros na Estrada Nacional 203 no cruzamento de Geraz. Desta colisão resultaram quatro feridos, três dos quais foram imobilizados para a unidade hospitalar da área. Presentes no local estiveram ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa Unidade de Emergência de Neiva e de Viana do Castelo, assim como os bombeiros.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Notícias: CVP Madeira em pé de igualdade na Emergência pré-hospitalar.

Ao nível da emergência pré-hospitalar em Julho
Protecção Civil teve 2.963 ocorrências

Na apresentação estatística referente à actividade de agentes de Protecção Civil em Julho, os Bombeiros Voluntários Madeirenses (16 por cento) lideraram a assistência no socorro pré-hospitalar com 16 por cento do total de ocorrências.
Os Bombeiros Municipais do Funchal (15 por cento) e os Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava, “Municipais” de Santa Cruz e Cruz Vermelha Portuguesa, todos com 12 por cento, seguiram-se aos BVM no socorro pré-hospitalar.
Com menos ocorrências no mês em apreço, estão os Bombeiros Voluntários de Santana (4 por cento) e os Bombeiros Voluntários do Porto Santo com apenas dois por cento.

O Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira registou no primeiro semestre 16.263 ocorrências em emergência pré-hospitalar, lideradas pelos “Voluntários Madeirenses”.

(...)

De referir que a Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) foi accionada em 34 ocorrências, tendo ainda acompanhado em outras 84.

in.:www.jornaldamadeira.pt

Notícias: João. Um de nós: Voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa!

"Impressiona-me mais a solidão do que um acidente aparatoso"

João nunca usa a primeira pessoa do singular. Nunca diz eu. Há dez anos que é assim, desde que pela primeira vez, estava ele a acabar o curso de arquitectura, no Porto, experimentou fazer voluntariado. Diz sempre nós. E diz porquê. "Ninguém faz nada sozinho. Nem mesmo ajudar alguém. É sempre um trabalho de equipa."

João Fernandes tem 33 anos, já prestou apoio a sem-abrigo, a crianças carenciadas, a idosos solitários, já monitorizou acções de educação para a saúde; hoje faz emergência hospitalar. Conduz as ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa durante a noite. No dia em que o calendário tem o nome dele, pega às 20 horas, despega às oito da manhã. Doze horas cumpridas, vai a casa, toma banho, segue para o escritório. Trabalhar.

"Houve uma altura em que acumulava tudo, mas depois tive de aprender a equilibrar, tive que fazer opções". Optou pelas ambulâncias, porque há pouca gente a conduzir. Mas apesar de se ter obrigado a emagrecer o tempo que dedica ao voluntariado, "também para não ficar tão vulnerável", Agosto é mês de excepção. "É preciso estar mais disponível, porque há menos voluntários e mais pessoas a precisar de nós. Tento sempre ter cuidado ao marcar as férias para nunca estar longe mais de dois fins-de-semana."

João fala com desprendimento total do que faz, mesmo tendo consciência da importância daquele trabalho. Diz que não quer "embarcar em clichés". Mas os clichés, às vezes, são uma verdade incontornável. "É óbvio que gosto de ajudar pessoas, que me sinto bem por causa disso. É um privilégio. Fiz coisas que nunca imaginei fazer. Não havia de sentir-me feliz? E, às vezes, acontecem milagres". Ver uma mãe sorrir porque conseguiram encontrar-lhe o carrinho de bebé que lhe há-de aliviar as caminhadas, salvar alguém de uma paragem cardio-respiratória, fazer as manobras certas, são coisas que nunca mais se esquecem. Mas o que verdadeiramente mexe com ele é a solidão.

"Impressiona-me mais o lado social, a solidão, do que um acidente muito aparatoso. Num acidente, o máximo que podemos pensar é: será que fiz tudo bem? Mas quando há pessoas, tantas nesta cidade, que vivem nos últimos andares de prédios sem ninguém, e que vêm ter connosco só para falar, não vêm pela comida nem pela roupa, vêm para conviver, para ser ouvidas, isso mexe muito comigo", confessa. E também lhe mexe com os nervos. "Incomoda-me a falta de resposta, o passo seguinte. Porque nós não podemos resolver aqueles casos."

Em tempo de crise, há um comportamento que se multiplica a martelar-lhe na cabeça: "Pessoas do interior do país que vêm trabalhar para cá, perdem o emprego e depois têm vergonha de voltar para casa. Vão ficando na rua".


in.:http://jn.sapo.pt

domingo, 8 de agosto de 2010

CVP em acção: Acidente de viação em Alpendurada. Intervenção CVP Alpendurada e Matos.

COLISÃO DE MOTAS FAZ 2 FERIDOS - UM DELES GRAVE -


Por volta das 16h15 próximo do posto da GNR de Alpendurada terão colidido duas motas, tendo resultado 2 feridos, um deles grave. Tendo ocorrido de imediato para o local uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa de Alpendurada e Matos, igualmente para o local foram bombeiros de Entre-os-Rios e a VMER de Vale de Sousa.

sábado, 7 de agosto de 2010

CVP em acção: CVP Lagos no apoio a jovens búlgaros desalojados.

CVP em acção: Incêndio em fábrica de tintas. Intervenção CVP Vilar-Vila do Conde.

Incêndios/Maia: Fogo na fábrica de tintas TITAN dominado - Proteção Civil

Porto, 06 ago (Lusa) -- O incêndio na fábrica de tintas TITAN, na Maia, está dominado e provocou cinco feridos ligeiros (quatro civis e um bombeiro), de acordo com informações do site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo, que começou pelas 13:20, afetou dois pavilhões da unidade fabril, e foi dominado pelas 14:30, acrescenta aquela entidade no site da Internet.

A última atualização da ocorrência, feita às 14:57, dá conta de cinco "feridos leves".


Presentes nesta situação estiveram duas ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação local de Vilar-Vila do Conde.

in.:Lusa

CVP em acção: Incêndio em Matosinhos. Intervenção CVP.

Os moradores da Rua do Sobreiro, na Senhora da Hora, Matosinhos, apanharam hoje um enorme susto com um incêndio que deflagrou no mato atrás das suas habitações, tendo do fogo resultado seis feridos ligeiros e as casas saído ilesas.

O incêndio, que começou pelas 12:50 nas traseiras do Centro Comercial Londres, chegou a colocar em perigo algumas habitações, tendo os 48 bombeiros no local sido auxiliados pelos moradores que usaram tudo o que estava ao seu alcance para tentar deter as chamas.

Manuel Santos, 70 anos, morador na Rua do Sobreiro, que viu as chamas bem perto de sua casa, condenou o estado de abandono do terreno – pertencente a um privado – e afirmou que apesar daquilo que [o incêndio] queimou “ainda havia muito para queimar”.

“A nós disseram-nos que quem quiser que corte o mato. Já fomos fazer queixa mas a câmara não liga nenhuma”, disse à Lusa Manuel Santos, que confessou ter apanhado um enorme susto.

Nuno Correia, morador desde janeiro num prédio novo naquela zona, afirmou que o problema maior foram as “ilhas e as botijas”, denunciando que a boca de incêndio na esquina da sua rua “não deitou água por estar avariada”.

“Os meios chegaram muito rápido mas as pessoas estavam em pânico. Era angustiante ouvir os animais a ganir e ver as enormes labaredas a aproximarem-se”, salientou aquele morador.

O segundo comandante distrital da Autoridade Nacional da Protecção Civil Alberto Costa, que entretanto já declarou o incêndio como extinto, explicou que o fogo “começou numa zona de mato e silvados”.

Acrescentou também que “com as habitações próximas começou a gerar-se algum pânico por parte das pessoas” no local.

“Os comandantes dos bombeiros priorizaram muito bem a sua ação e fruto disso nenhuma casa foi afetada, havendo apenas seis feridos ligeiros a considerar, tendo um destes sido transportado, pelo INEM, ao hospital Pedro Hispano por precaução”, acrescentou.

Alberto Costa disse ainda que apesar do número final de área ardida não estar calculado, prevê-se que tenham sido cinco hectares de mato e silvado.

Na operação de combate ao incêndio estiveram envolvidos 15 veículos com 48 combatentes e ainda diversas entidades, nomeadamente os serviços municipais, bombeiros de várias corporações, Cruz Vermelha Portuguesa e INEM.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Notícias:Nova Ambulância A2 na Delegação CVP Abrantes.

De acordo com os protocolos celebrados recentemente entre a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Abrantes e a Câmara Municipal de Abrantes para a cêdencia de um imóvel onde funcionava uma parte do quartel dos bombeiros municipais, e um outro para a cedência de uma viatura ambulância A2, através de um contrato de comodato.

Agora já com tudo definido, a ambulância A2, uma Volkswagen LT35 de 2005, sofreu uma mudança da decoração, aguardando somente a atribuição de número de cauda nacional pela sede.

Muitos parabéns a todo o trabalho realizado pela Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação Local de Abrantes!

ANTES:
DEPOIS:

terça-feira, 3 de agosto de 2010

CVP em acção: Incêndio urbano no Carregado. Intervenção CVP Carregado


Incêndio em prédio de 10 andares faz três feridos

Um apartamento num prédio de 10 andares começou a arder esta segunda-feira na zona do carregado, em Lisboa. Há registo de três feridos ligeiros, devido a intoxicação.

Um prédio de 10 andares começou a arder esta segunda-feira na zona do carregado, em Lisboa. Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil ANPC), o fogo deflagrou no 8.º andar do edíficio na zona da cozinha, pelas 14:04. Há registo de pelo menos três feridos ligeiros, devido a intoxicação.


Testemunhas no local, ouvidas pela TVNET, afirmaram que entre as vítimas deverão estar duas crianças, uma de 5 e outra com 13 anos, que se encontrava inanimada. Ainda segundo a mesma fonte, o edíficio ficou completamente danificado. O prédio situa-se na Praceta Pedro Álvares Cabral, indicou uma testemunha.

A Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação do Carregado esteve presente no local, com uma ambulância e um jipe de coordenação tendo efectuado o transporte de 2 vítimas.


in.:http://tvnet.sapo.pt

Notícias: CVP Aveiras de Cima espera e desespera por casa nova.

Cruz Vermelha de Aveiras de Cima estaciona oito viaturas na rua



in.:youtube.com



Oito das 15 viaturas da Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiras de Cima, concelho de Azambuja, ficam estacionadas na rua por falta de espaço no interior das instalações da instituição. A situação agravou-se porque um terreno emprestado, que funcionava como local de estacionamento nas imediações da sede, teve que ser devolvido no dia 31 de Julho.

Os restantes sete veículos são arrumados na apertada sede da cruz vermelha. As garagens ficam frente à estrada nacional 366, uma via muito movimentada, o que também coloca problemas aos operacionais. Sempre que há um serviço de emergência é preciso accionar o semáforo vermelho a partir da central. “E isto funciona quando os condutores respeitam as regras”, garante o comandante da Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiras de Cima, José Torres.

Dois jipes de coordenação e comunicação e transportes de equipas especializadas ficam nas traseiras da sede. Duas ambulâncias ocupam um parque de estacionamento à entrada da vila e outros três veículos ficam espalhados pela rua. Um jipe de logística estaciona numa garagem privada. “Estamos expostos à mão do alheio. Há uns tempos roubaram gasóleo de um jipe”, ilustra o comandante.

Uma viatura e um atrelado estão ainda numa quinta privada a seis quilómetros da unidade. É o suporte de transporte da tenda insuflável que funciona como PMA (Posto Médico Avançado) e que foi requerido pelo Inem (Instituto Nacional de Emergência Médica) aquando do acidente na A1 com um autocarro em Junho de 2009 na auto-estrada que envolveu multivítimas. O investimento ronda os 46 mil euros. “Se somos confrontados com uma situação grave temos que percorrer seis quilómetros, vir carregá-la (não podemos ter o material à chuva) e só depois podemos avançar”, esclarece o comandante.

Na edição de 18 de Abril de 2007 O MIRANTE alertava já para a exiguidade do espaço que estava a colocar em causa a operacionalidade de voluntários e profissionais. Na altura a delegação tinha dez viaturas. Três ficavam estacionadas na rua. “Actualmente temos 15 veículos e as infra-estruturas são as mesmas”, enfatiza o comandante.

A unidade comemorou no dia 1 de Maio o 25º aniversário, mas sem o vislumbrar da nova sede. “Todos os anos nos dizem que teremos o terreno até final do ano”, critica em tom irónico o comandante. “Até parece que esta unidade não tem feito um excelente trabalho em prol da população do concelho na área da protecção civil. Não estamos a ver esse reconhecimento”, remata.

A promessa de um terreno, junto ao futuro quartel da GNR, para a nova casa da Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiras de Cima está feita há nove anos pela Câmara Municipal de Azambuja.

in.:www.omirante.pt