sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A festa de aniversário dos 146 anos da CVP.

Cruz Vermelha Portuguesa, 146 anos a salvar vidas
Quarta, 09 Fevereiro 2011


"A Cruz Vermelha Portuguesa comemora no próximo dia 12 de Fevereiro, pelas 14.30 h., na Academia Militar da Amadora, o seu 146º aniversário.

O evento, além de assinalar os 146 anos da instituição, constitui uma homenagem ao Voluntário no âmbito de 2011 - Ano Internacional dos Voluntários e do Voluntariado.

Confirmada está a presença de Augusto Santos Silva - Ministro da Defesa Nacional, Maria Helena dos Santos André - Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social e de Rui Pereira - Ministro da Administração Interna e Ministra da Saúde."

IN.:http://www.cyberjornal.net
____________________________________________________________

NOTÍCIA COMPLETA:

Cruz Vermelha Portuguesa: há 146 anos a salvar vidas e mudar mentalidades

11/02/2011

Cruz Vermelha Portuguesa assinala o seu 146º aniversário no Ano Internacional dos Voluntários e do Voluntariado

A Cruz Vermelha comemora no próximo dia 12 de Fevereiro, pelas 14h30, na Academia Militar da Amadora, o seu 146º Aniversário numa cerimónia que, para além de assinalar o aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa, constitui uma homenagem ao Voluntário no âmbito de 2011 - Ano Internacional dos Voluntários e do Voluntariado.




Foto: Cruz Vermelha

Foto: Cruz Vermelha

O Voluntariado é um dos 7 Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
A Cruz Vermelha Portuguesa promove o Voluntariado Jovem, fomentando, através da Juventude Cruz Vermelha, a participação de crianças e jovens na actividade da instituição
Augusto Santos Silva - Ministro da Defesa Nacional, Maria Helena dos Santos André - Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social e de Rui Pereira - Ministro da Administração Interna e Ministra da Saúde marcam presença nesta cerimónia que vai ter lugar na Academia Militar – Avenida Conde Castro Guimarães, na Amadora.

A Cruz Vermelha é uma Instituição humanitária de caráter voluntário, pelo que o Voluntariado constitui a sua essência.

O Voluntariado é um dos 7 Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, adoptados na XX Conferência Internacional de 1965 e em recomendações da XXV Conferência Internacional de 1986.

Sendo o Voluntariado a expressão do exercício livre de uma cidadania plena e solidária, é essencial reforçar a sua integração em actividades estratégicas, estabelecidas como prioritárias na Cruz Vermelha. Neste contexto, a Instituição, ao promover o espírito do Voluntariado, convida as pessoas a fazerem a diferença, a serem parte da solução, a nível local e global, e também a mostrarem o poder da sua acção para tornarem o mundo melhor.

Em síntese, o Voluntariado na Cruz Vermelha é uma atividade que:

* Tem por objectivo ajudar as pessoas vulneráveis ou as suas comunidades locais.

* É motivada pela livre vontade da pessoa, e não pelo desejo de ganhos materiais, financeiros ou por uma pressão externa de tipo social, político ou económico.

* É organizada pelos representantes reconhecidos de uma Sociedade Nacional.
* Os voluntários trazem novas competências, novas ideias, boa energia, entusiasmo, disponibilidade e motivação ao trabalho local da Cruz Vermelha.

"Os voluntários são a alma do Movimento"

A Cruz Vermelha Portuguesa promove o Voluntariado Jovem, fomentando, através da Juventude Cruz Vermelha, a participação de crianças e jovens na actividade da instituição, e, designadamente, a difusão dos Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Os voluntários, depois de devidamente seleccionados, formados e enquadrados, podem responder a:

* Assistência às vítimas de conflitos armados em coordenação e colaboração com o Comité Internacional da Cruz Vermelha.
* Assistência às vítimas de desastres naturais ou outras emergências em coordenação com entidades nacionais e colaboração com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
* Situações de emergência: a nível da prevenção e apoio em missões de auxílio, assistência e tratamento de doentes e feridos, quer em tempo de paz, quer em tempo de guerra - informação, apoio na sobrevivência – alimentação, cuidados sanitários básicos, cuidados de enfermagem, apoio psicológico.
* Mitigação das consequências e preparação ao retorno da vida normal.
* Socorro e transporte de pessoas em situação de vulnerabilidade, primeiros socorros, apoio aos mais vulneráveis, como idosos, crianças em risco.
* Socorrismo de proximidade - rede de actuação rápida com socorristas de proximidade e disponibilidade de equipamento e material de socorro, de acordo com as necessidades.
* Acções de apoio e prevenção junto de jovens em risco, imigrantes, idosos em situação de solidão, recuperação e reintegração de pessoas vítimas de acidentes de trabalho, de viação ou de doenças incapacitantes.
* Apoio a Idosos e Dependentes - promovendo academias e clubes seniores, numa perspectiva de resposta diferenciadora e geradora de um envelhecimento saudável. O lema adoptado: “Viver a Vida em todas as idades e em todas as circunstâncias”.
* Angariação de fundos, organização de eventos.
* Actividades de gestão, órgãos sociais, etc.
* Difusão dos princípios e ideais do Movimento.
* Difusão do Direito Internacional Humanitário.
* Intervenção em várias áreas/grupos vulneráveis: população prisional e famílias, vítimas de violência, jovens em risco, imigrantes, segurança rodoviária, prevenção do alcoolismo e toxicodependência, pandemias, educação ambiental e de saúde, promoção dos hábitos alimentares saudáveis, combate ao insucesso escolar, rastreios, entre outros.



Fonte: Cruz Vermelha


Sem comentários: