segunda-feira, 21 de março de 2011

Notícias: Novos Voluntários @ CVP Setúbal.

Vinte novos membros juraram servir Cruz Vermelha Portuguesa

Após um período de formatura, vinte formandos integraram anteontem, oficialmente, a delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) como novos membros activos. A cerimónia, que teve lugar na praça da Independência, contou com a presença do presidente nacional da CVP, entre outras entidades.

(Vera Gomes)


FOTOS PROPRIEDADE CVP SETÚBAL!!!




FOTOS PROPRIEDADE CVP SETÚBAL!!!

Culminou, no passado sábado, um longo período de formação de novos voluntários, para a área da emergência, com uma cerimónia de juramento de novos membros activos da delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa.

O acto solene realizou-se na praça da Independência, junto ao Inatel, onde vinte voluntários juraram “respeitar, difundir e praticar os princípios fundamentais da Cruz Vermelha: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade”, tal como “servir a Cruz Vermelha e responder com prontidão em caso de emergência”.

O presidente nacional da CVP, Luís Barbosa, que presidiu à cerimónia de juramento, deixou uma mensagem aos voluntários, alegando que se deve ter “grande satisfação por aquilo que já fizemos”, mas também “uma grande ansiedade/angústia por aquilo que falta fazer e para o que temos q estar preparados”.

O dirigente manifestou que os princípios da CVP “há 150 anos que continuam válidos e adequados ao mundo em vivemos” e lembrou o trabalho que ainda está a ser feito pela instituição no Haiti, apesar “de já ter desaparecido das colunas dos jornais e das televisões”. Ainda de acordo com Luís Barbosa, a Cruz Vermelha está também empenhada no Japão, tentando saber o que se passa com as famílias dos 10 mil desaparecidos”.

A colaboração entre a Cruz Vermelha e as forças militares também foi enaltecida pelo presidente que a considerou “fundamental nalgumas grandes catástrofes”.

Antes do final, o responsável deixou um desejo de que a delegação de Setúbal “possa desenvolver a sua acção de forma cada vez mais útil”.

Para Libânio Pontes Miquelina, dirigente da delegação de Setúbal, a CVP é, “de longe, a instituição de solidariedade e de apoio humanitário com maiores capacidades de actuação no dia-a-dia, em termos regionais e nacionais”.

A fim de caracterizar a missão do socorrista, o coronel citou uma expressão de um professor, voluntário da instituição em 1950: “Missão nobre mas árdua; missão altruísta mas arriscada; (…) Só poderá ser eficazmente cumprida desde que, a par do indispensável desejo de bem servir, exista, a não menos necessária, preparação de ordem técnica e os hábitos de disciplina, método e sangue frio, imprescindíveis à actividade desta natureza”.

O responsável não deixou de enaltecer a “postura cívica”, “grandeza de alma” e “firmeza de carácter” os novos membros, felicitando-os pela decisão que tomaram de servir, como voluntários, aquela instituição humanitária.

Lembrou ainda o dirigente que 2011 foi declarado oficialmente como ano europeu do voluntariado, valorizando o papel dos voluntários, no contexto do desígnio do movimento internacional da Cruz Vermelha “Descobre o Voluntário que há em ti”.

A cerimónia serviu também para imposição de algumas condecorações a membros activos, funcionários e outras individualidades que se destacaram. Cruz de Exemplar Comportamento (classes cobres, prata e ouro); Medalha de Louvor; Cruz Vermelha de Mérito e Referência Elogiosa, foram as condecorações entregues pelo presidente nacional da CVP, pelo presidente da delegação de Setúbal da CVP, pela presidente da câmara municipal, pelos presidentes das juntas de freguesia da Anunciada e Stª Mª da Graça, entre outros.

De referir ainda que a cerimónia foi abrilhantada pela Banda Filarmónica Providência de Vila Fresca de Azeitão e que o Inatel acolheu um singela exposição da Cruz Vermelha Portuguesa.

in.:www.osetubalense.pt

Sem comentários: