segunda-feira, 4 de abril de 2011

Notícias: Novos voluntários na CVP Figueira da Foz e CVP Carvalhais de Lavos

Nova ambulância e mais
socorristas reforçam
apoio da Cruz Vermelha Portuguesa





Numa cerimónia conjunta realizada sábado, 22 novos socorristas das delegações da CVP da Figueira da Foz e Carvalhais de Lavos cumpriram o seu juramento de fidelidade para com a instituição.
As cerimónias, realizadas na avenida Dr. Manuel Gaspar de Lemos, foram presididas pelo general Governo Maia, vice-presidente nacional da instituição, a que se associaram outras entidades locais.
Depois da apresentação das forças em parada e da guarda de honra, seguiu-se todo o ritual próprio destas cerimónias, que incluiu a bênção de uma nova ambulância, pelo Cónego João Veríssimo, a que foi atribuído o nome de Manuel Alberto Rei, uma figura de referência no concelho, que em 3 de Abril de 1915 fundou a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa na Figueira da Foz, como explicou disse o major Carlos Vaz.
Antes do juramento do compromisso de honra dos novos alistados realizaram-se algumas intervenções, com Maria da Luz, presidente da Delegação da CVP dos Carvalhais de Lavos, a referir-se ao acto e à importância dos socorristas na sociedade, que disponibilizam o seu tempo «para apoiar e ajudar a fazer outras pessoas felizes» disse.
Também o vereador da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, se congratulou com a cerimónia, salientando que cada vez mais «o papel destas instituições é da maior relevância para o concelho».
Nelson Fernandes, em representação da Delegação da Figueira da Foz, começou com um voto de pesar em memória de António Duarte Silva e depois abordou um pouco a problemática destas instituições, onde o sector de transportes a doentes é uma das fontes de verbas, criticando «os novos diplomas governamentais, que estão a prejudicar as nossas receitas, que são imprescindíveis para a manutenção das Unidades de Socorros em geral».

Novos socorristas na Figueira e Carvalhais
O momento alto nestas cerimónias é o juramento de fidelidade dos novos alistados e a colocação da boina que simboliza a aptidão para as funções de socorrista que, neste caso, foram mais 22, repartidos pelas delegações da Figueira da Foz e Carvalhais de Lavos.
A implantação da Cruz Vermelha Portuguesa no Concelho da Figueira da Foz já representa uma elevada percentagem no apoio aos mais carenciados, através das suas delegações na Figueira da Foz, Maiorca, Carvalhais de Lavos e Quiaios, unidades que se fizeram representar na cerimónia e que participaram no desfile final das forças de socorristas em parada.

in.: http://www.diariocoimbra.pt

Sem comentários: