segunda-feira, 9 de maio de 2011

Notícias: Lustosa já tem Cruz Vermelha Portuguesa!!

O BLOG CVP-EMERGENCIA FELICITA A NOVA DELEGAÇÃO E DESEJA BOM SUCESSO AOS PROJECTOS!
- Fossem todos assim!-


Comissão instaladora toma posse no dia 20 de Maio

Lustosa já tem delegação da Cruz Vermelha Portuguesa

Vai tomar posse no próximo dia 20 de Maio a Comissão Instaladora que vai criar uma delegação da Cruz Vermelha Portuguesa na freguesia de Lustosa. Este núcleo nasce pela necessidade de ter socorro mais próximo, já que a freguesia está a cerca de 10 quilómetros do centro da vila. Mas, adiantam os responsáveis da delegação, ainda há muito a fazer até conseguirem funcionar com o apoio de socorristas. Para já têm instalações e os primeiros objectivos passarão por angariar verbas e sócios.

Angariar sócios e verbas é o próximo passo

O despacho que nomeia a Comissão Instaladora - constituída por quatro mulheres e cinco homens – para criar a delegação de Lustosa foi já assinado no passado dia 18 de Abril, pelo presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Luís Barbosa.

A ideia para a criação deste núcleo, explicou o presidente da comissão, Joaquim Carvalho, surgiu entre três amigos, por acreditarem que este serviço fazia falta na freguesia, localizada no extremo do concelho e a cerca de 10 quilómetros do centro da vila. Em Outubro a ideia tomou formato e, em Dezembro do ano passado, foi apresentada à Cruz Vermelha. "Fomos a Lisboa perguntar como funcionava o processo de constituição. A ideia foi bem acolhida", lembra Joaquim Carvalho.

Agora que a Comissão Instaladora foi nomeada, as ideias começam a tomar forma. Não escondem que o objectivo é que o apoio humanitário desta delegação passe pelo socorrismo apoiado por ambulâncias. Mas é preciso percorrer ainda um longo caminho, frisam.

"A nível financeiro estamos na estaca zero. O próximo passo, a seguir à tomada de posse, é angariar sócios e verbas para o núcleo", explica o presidente. Para isso, pensam realizar actividades e ir junto das empresas locais.

A direcção terá agora que fazer formação na área do socorrismo para depois angariar voluntários. Enquanto não há socorristas vão procurar dar apoio de âmbito social a uma população que ronda as 5600 pessoas. "Seremos mais uma instituição para ajudar as pessoas de Lustosa. Aqui faltam associações", refere Joaquim Carvalho.

A sede da delegação da Cruz Vermelha de Lustosa já existe. Será o antigo edifício do Jardim-de-infância de Penas, que ficou vago com a construção do centro escolar da freguesia. Agora só falta o mobiliário, concluiu o responsável.


Composição da Comissão Instaladora da delegação:

Joaquim Carvalho (presidente)
Manuel Barroso
Manuel Azevedo
Sílvia Pereira
Maria Castro
Dácia Ribeiro
Bernardino Monteiro
Lúcia Brochado
Bruno Pacheco


in.:www.verdadeiroolhar.pt

Sem comentários: