terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

150 anos de acção humanitária: Comité Internacional da Cruz Vermelha.


Há 150 anos atrás, a 17 de Fevereiro de 1863, uma ideia ambiciosa tornou-se realidade com o criação do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e as Sociedades de Socorro, conhecidas actualmente como as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho. Pouco tempo depois, um grande avanço para a protecção das vítimas de conflitos armados acontece com a adopção do primeiro tratado do direito humanitário actual. 


Para marcar estas datas basilares, o CICV e o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, do qual a Cruz Vermelha Portuguesa faz parte há 148 anos, marcam o ano de 2013 como o de celebração dos 150 anos de acção humanitária, salientando a riqueza do nosso passado e envolvendo os nossos parceiros e actores num diálogo global sobre os desafios actuais humanitários e como fazer realmente a diferença para as pessoas afectadas pelas crises humanitárias que estão a decorrer e as que emergem. 

Numa altura em que as pessoas estão a sofrer as agonias da guerra na Síria, Mali, República Democrática do Congo e noutros pontos do mundo, o CICV está ainda mais determinado do que nunca em continuar a sua missão humanitária.

"Este aniversário dá-nos a oportunidade de olhar de maneira critica para o nosso passado e também desenvolver uma sensibilização para os nossos pontos fortes que nos ajudaram nas nossas actividades, desenvolvidas em favor de milhares de vítimas de conflitos armados e outras violências”, diz Peter Maurer, Presidente do CICV. "Agora, ainda mais do que antes, temos que permanecer fiéis aos nossos princípios, mas também encontrar outras formas de melhor servir as pessoas que necessitam ajuda. Temos que redobrar os nossos esforços para garantir que a natureza neutral, imparcial e independente das nossas actividades humanitárias são compreendidas por todos.”
site da história dos 150 anos do CICR:



in.: cruzvermelha.pt; icrc.org

Sem comentários: