sexta-feira, 19 de julho de 2013

Notícias: CVP Carapinheira fez 20 anos!

 
Carapinheira – Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa assinalou 20º aniversário

 No dia 30 de junho, a Delegação da Carapinheira da Cruz Vermelha Portuguesa  celebrou os 20 anos de existência. A cerimónia de aniversário reuniu os voluntários, entidades e muito público que se quis associar à efeméride.

Ao lembrar o “grupo de pessoas, naturais desta terra, que decidiu dar os primeiros passos para a criação de um núcleo” e “outros carapinheirenses que, imbuídos de um forte espírito de missão, e após completarem a formação técnica necessária ao desempenho de funções, prestaram no dia 2 de maio de 1993, o compromisso de honra, tornando-se assim os primeiros voluntários desta Delegação”, Paulo Góis deixou palavras de louvor e apreço ao voluntários “pelo trabalho diário e pela preocupação em servir os mais desfavorecidos e necessitados”.




Na ocasião, o presidente da delegação agradeceu os apoios das “instituições públicas que sempre estiveram ao nosso lado e nos apoiaram, nomeadamente a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho”, por exemplo, aquando “do incêndio que em 2011 deflagrou na sede da delegação” e que “obrigou a um grande dispêndio de verbas que não estavam programadas”.

Em dia de festa, o momento foi aproveitado também para tecer elogios as diversas individualidades e, ao mesmo tempo, reiterar a confiança no futuro da delegação.

“É enorme a tarefa que temos pela frente, pelo que devemos continuar a congregar-nos numa união de esforços para a promoção da dignificação das condições de vida das pessoas que nos propusemos ajudar” e que “apesar das dificuldades que diariamente sentimos, temos a forte convicção que as condições da nossa comunidade melhorarão através da nossa ajuda e do nosso esforço, sendo este um desígnio que não deve sair do nosso horizonte”.

De igual modo, o presidente da Câmara, Luís Leal, com votos de estima e reconhecimento, saudou “o arrojo do trabalho desenvolvido pela delegação” e que “os voluntários e a estrutura dirigente merecem toda ajuda possível”.



O autarca montemorense deixou ainda palavras de elogio “à forma como o património municipal – uma antiga escola primária – pode ser reconvertido num espaço adequado ao funcionamento da instituição, contribuindo assim para a promoção de uma cidadania com mais qualidade”.

Na cerimónia que contou também com a presença do delegado regional da Cruz Vermelha Portuguesa  o coronel Góis Moço, o representante do presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa  o general Governo Maia, aludiu “às elevadas capacidades de gestão” da delegação da Carapinheira e – sublinhando que “ser voluntário é um ato de cidadania” – desejou que “a força anímica e o entusiasmo presida aos objetivos de 2013” da delegação e dos seus elementos.

Antes do lanche de confraternização e dos “parabéns a você”, o 20º aniversário da delegação da Carapinheira da Cruz Vermelha Portuguesa contou ainda com a realização de um simulacro de um acidente de viação, feito por um grupo de jovens voluntários da delegação, e a entrega de lembranças de aniversário ao representante do presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa e ao presidente da câmara.


Delegação da Carapinheira da Cruz Vermelha Portuguesa em números:

43 voluntários
6 Ambulâncias (1 do Tipo B, 3 do Tipo A1 e 2 do Tipo A2)
3048 doentes transportados (no ano de 2012) - emergência CODU, emergências particulares, transferências, retornos e apoios.
168781 Quilómetros percorridos

Atividades/Ações complementares

Disponibilidade, a título de empréstimo, de cadeiras e canadianas à população, e a distribuição de roupa a famílias que dela carecem
Participação na campanha solidária “Tampinhas para o Tiago”.
Apoio a provas desportivas e outros eventos
Apoio aos peregrinos de Fátima [banhos quentes, cozinha e dormida nas instalações]

in: www.cm-montemorvelho.pt/

Sem comentários: