domingo, 27 de abril de 2014

Notícias: CVP Braga com nova casa.

Protocolo com Ministério da Defesa dá uma ‘nova casa’ à
 Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Braga


O Ministério da Defesa Nacional (MDN), o Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assinaram ontem, dia 23 de Abril de 2014, um protocolo com vista à partilha das instalações do Centro de Recrutamento de Braga, localizado em Santa Tecla. O edifício, que atualmente está a ser utilizado pelo Exército, albergará em breve todas as valências da Cruz Vermelha Portuguesade Braga, num acordo que prevê ainda uma partilha de serviços entre o IASFA e a Cruz Vermelha Portuguesa em favor dos beneficiários de ambas as instituições.

Este acordo está inserido num projeto-piloto a nível nacional - que está a ser realizado nos concelhos de Ponta Delgada e Braga - e consiste na disponibilização de recursos do Exercito para colaboração com instituições que servem tanto a família militar como toda a sociedade civil. "A autarquia vê com enorme satisfação o reaproveitamento de um edifício que está a ser desocupado da sua função anterior. O protocolo assinado vem alavancar a atividade da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga, trazendo benefícios claros para os cidadãos do concelho", referiu Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal, que sublinhou a importância de, em tempos de crise, se promover uma lógica de partilha e reaproveitamento de recursos, colocando-os ao serviço da população e instituições.



Berta Cabral, Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, marcou presença na assinatura do protocolo e destacou que o mesmo visa a criação de um ‘condomínio de serviços de ação social comuns’, indo ao encontro das orientações políticas da Reforma Defesa 2020, que estabelecem como prioritária a ‘proximidade, eficácia, modernidade e adequada gestão dos recursos disponíveis atribuídos’.

"Procuraremos replicar este tipo de projetos em todo o país. Esta partilha traz vantagens às três instituições envolvidas e cria ainda condições para que se preste à família militar um apoio suplementar e indispensável ao nível dos cuidados de saúde e ação social quer dos militares no ativo, quer dos que estão na reserva ou na reforma", garantiu a Secretária de Estado.

Por seu turno, Armando Osório, Presidente da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, não escondeu a sua alegria pelo facto de a instituição poder beneficiar de instalações ‘excelentes’ para a prática das suas diversas atividades. "Neste edifício, a nossa nova casa, o trabalho poderá ser feito com mais qualidade e dignidade, permitindo melhorar o serviço prestado aos utentes", garantiu, afirmando que todas as valências ficarão instaladas no novo edifício, para o qual se irão mudar ‘o mais rapidamente possível’.

in.:bragatv.pt

Sem comentários: